Comparação do nível de percepção sobre as causas do câncer de pele entre alunos do ensino fundamental e médio em duas escolas públicas do município de Cianorte - Paraná

Autores

  • Verônica Dias Fernandes
  • Aparecido Antônio Marcomini

Resumo

O desenvolvimento de um câncer é um processo de múltiplos passos, em que as células se tornam malignas por
meio de uma série progressiva de alterações. Na maioria das vezes se desenvolve em fase mais tardia da vida. A radiação solar
tem efeitos profundos sobre a pele e está associada a uma variedade de doenças, sendo responsável pela maioria das reações
cutâneas fotobiológicas, principalmente o câncer de pele. A ação agressiva da radiação solar sobre a pele afeta o DNA,
ocasionando várias alterações. Geralmente os alunos se expõem freqüentemente ao sol para praticar suas aulas de educação
física, esportes em geral e lazer, sendo a faixa etária que mais freqüenta clubes e piscinas no verão. O presente trabalho
teve como objetivo comparar a percepção entre alunos do ensino fundamental (5ª a 8ª) e médio em duas escolas públicas de
Cianorte, Estado do Paraná, em relação às causas do câncer de pele e verifi car os cuidados tomados pelos estudantes ao se
exporem à radiação solar. Foram aplicados 151 questionários com itens referentes à caracterização individual como: sexo,
idade e hábitos relativos à exposição solar. Verifi cou-se que a maioria dos alunos se expõe ao sol em horários impróprios e
usam protetor solar somente quando vão às praias. Assim, foi possível verifi car que a maioria dos alunos conhece os riscos e
danos relacionados à exposição solar, como também as causas responsáveis pelo câncer de pele, porém não fazem proteção
adequada quando expostos ao sol.

Downloads

Publicado

22-04-2008

Como Citar

Fernandes, V. D., & Marcomini, A. A. (2008). Comparação do nível de percepção sobre as causas do câncer de pele entre alunos do ensino fundamental e médio em duas escolas públicas do município de Cianorte - Paraná. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 10(3). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/619

Edição

Seção

Artigos