PERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA COMPARATIVA EM CRIANÇAS PRATICANTES DE ATIVIDADES ESPORTIVAS COLETIVAS

Autores

  • Felipe Queiroz do Vale
  • Daniel Vicentini de Oliveira
  • José Roberto Andrade do Nascimento Júnior
  • Lenamar Fiorese Vieira
  • Carla Thamires Laranjeira Granja Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Vanildo Rodrigues Pereira

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v22i3.2018.6350

Resumo

Este estudo teve por objetivo investigar a percepção de competência em crianças praticantes de atividades esportivas coletivas. Participaram da pesquisa 76 crianças com idade entre 10 e 12 anos, de ambos os sexos, praticantes de esportes (Handebol, Basquetebol, Voleibol e Futsal). Como instrumento foi utilizado a Escala de Percepção de Competência de Harter. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e inferencial, sendo significância adotada de p < 0,05. Os resultados evidenciaram diferença significativa na competência física (p=0,04), indicando que os meninos apresentaram maior percepção nesta competência em comparação às meninas. Concluiu-se que, na faixa etária de 10 a 12 anos, os meninos conferem maior importância à aparência física do que as meninas.

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Publicado

14-09-2018

Como Citar

Queiroz do Vale, F., Vicentini de Oliveira, D., Andrade do Nascimento Júnior, J. R., Fiorese Vieira, L., Laranjeira Granja, C. T., & Rodrigues Pereira, V. (2018). PERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA COMPARATIVA EM CRIANÇAS PRATICANTES DE ATIVIDADES ESPORTIVAS COLETIVAS. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 22(3). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v22i3.2018.6350

Edição

Seção

Artigo Original