Características Morfológicas Gerais da Estratigrafia do Bulbo Intestinal e do Intestino de Cyprinus carpio (Linnaeus, 1758) (Osteichthyes, Cyprinidae)

Autores

  • Sandra Regina Stabille
  • Ricardo de Melo Germano
  • Marcia Sanae Mizuno
  • Eloisa Aparecida Ribeiro

Resumo

Considerando a importância filogenética dos peixes e a crescente utilização dos mesmos como modelo biológico para pesquisas biomédicas, analisamos a estratigrafia do bulbo intestinal e do intestino propriamente dito de Cyprinus. carpio. Dos segmentos, obtivemos cortes histológicos corados por Hematoxilina-Eosina, Azan e Van-Gieson. A parede do bulbo intestinal e do intestino propriamente dito, constituída pelas túnicas serosa e muscular, tela submucosa e túnica mucosa, forma pregas que conferem aspecto de “rede” a superfície interna do órgão. A túnica serosa é constituída por uma camada de células mesoteliais e tecido conjuntivo frouxo. A túnica muscular é composta por fibras musculares lisas dispostas circular e longitudinalmente, constituindo os estratos interno e externo, respectivamente, entre os quais observa-se o plexo mientérico. A tela submucosa, espessa, é formada por tecido conjuntivo com predominância de fibras colágenas. A túnica mucosa, contendo epitélio cilíndrico simples, com células caliciformes e enterócitos de borda estriada, repousa sobre lâmina própria. A lâmina muscular da mucosa se interpõe entre a lâmina própria e a tela submucosa.

Downloads

Como Citar

Stabille, S. R., Germano, R. de M., Mizuno, M. S., & Ribeiro, E. A. (2008). Características Morfológicas Gerais da Estratigrafia do Bulbo Intestinal e do Intestino de Cyprinus carpio (Linnaeus, 1758) (Osteichthyes, Cyprinidae). Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 2(2). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/903

Edição

Seção

Artigos