Contribuição ao Estudo Anatômico da Distribuição e Situação das Papilas Valadas em Línguas de Bovinos (Bos taurus, L. 1758)

Autores

  • Jussara Rocha Ferreira
  • Jussara Coimbra Augusto
  • Jurema Rocha Ferreira

Resumo

Estudamos a distribuição e situação das papilas valadas em função dos antímeros em 68 línguas de bovinos adultos (Bos taurus) de ambos os sexos. A presença das papilas foi confirmada com lupa, em línguas coletadas a fresco, e registradas através de desenhos esquemáticos, após o que, as peças foram fixadas em posição anatômica com formol a 8%. Depois da fixação estabelecemos um padrão de comparação da região topográfica ocupada pelas papilas. As papilas apresentam-se arranjadas em grupos, em cada antímero, variando em número e tamanho, na borda lateral da proeminência do dorso nesta espécie. No antímero direito, encontramos em média 13,30 papilas valadas por língua (± 2,82, em 69,11% dos casos analisados) e no antímero esquerdo 13,32 papilas valadas por língua (± 2,67, em 72,05% dos casos). Embora tenhamos encontrado um número mínimo de 5 papilas (antímero esquerdo), e um número máximo de 21 papilas (antímero esquerdo) estes dados não interferem, com base na análise estatística, na faixa de maior ocorrência para esta espécie que oscilou entre 21 a 32 papilas por língua. Encontramos, além da variabilidade numérica e diversidade de arranjos, papilas únicas ou duplas dentro de uma mesma vala, cujo contorno contém um proeminente relevo da superfície exposta da papila em relação à superfície da mucosa lingual.

Downloads

Como Citar

Ferreira, J. R., Augusto, J. C., & Ferreira, J. R. (2008). Contribuição ao Estudo Anatômico da Distribuição e Situação das Papilas Valadas em Línguas de Bovinos (Bos taurus, L. 1758). Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 2(3). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/912

Edição

Seção

Artigos