Avaliação dos Cronotipos dos Alunos do Curso Técnico em Celulose e Papel do Senai-Cetcep de Telêmaco Borba – PR, 1997

Autores

  • Ronilce Aparecida Gallo Mainardes
  • Sandra Regina Stabille
  • Débora de Mello Gonçales Sant’Ana

Resumo

Considerando que as características cronobiológicas do indivíduo afetam seu desempenho nos ambientes de trabalho e escolar, avaliou-se os cronotipos de 60 alunos do Curso Técnico em Celulose e Papel do SENAI-CETCEP de Telêmaco Borba - PR, no ano letivo de 1997. Para tanto, aplicou-se o questionário para avaliação dos tipos cronobiológicos proposto por HORNE & OSTBERG (1976) e modificado por CARDINALI et al. (1992). A análise das respostas permitiu detectar que entre os entrevistados 46,7% possuem cronotipo intermediário; 33,3% são moderadamente matutinos; 11,6% são moderadamente vespertinos; 6,7% são definidamente matutinos; e apenas 1,7% são definidamente vespertinos. Os resultados demonstram a necessidade de uma maior divulgação dos conceitos da cronobiologia, e da adoção dos seus preceitos nas avaliações e programações das atividades das escolas técnicas.

Downloads

Como Citar

Mainardes, R. A. G., Stabille, S. R., & Sant’Ana, D. de M. G. (2008). Avaliação dos Cronotipos dos Alunos do Curso Técnico em Celulose e Papel do Senai-Cetcep de Telêmaco Borba – PR, 1997. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 2(3). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/919

Edição

Seção

Artigos