Avaliação de Lesões Gástricas Induzidas por Antiinflamatórios Não Esteróides (AINEs) Através da Gastroscopia em Cães (Canis familiaris).

Autores

  • Frederico Augusto Guimarães da Costa Weber
  • Mário Antonio Pinto Romão
  • Marília de Oliveira Chaudon
  • Cosme Vanderlei da Silva Carvalho

Resumo

Os AINEs são drogas amplamente utilizadas para o alívio da dor de origem musculoesquelética e em procedimentos cirúrgicos, principalmente ortopédicos, no pré, trans e pós-operatório. Os efeitos colaterais dos AINEs resultam de sua ação inibitória sobre a cicloxigenase, destacando sua atuação sobre o aparelho digestório, tornando o exame gastroscópico de grande valia para uma avaliação intraluminal direta. Foram utilizados seis cães, sendo um mantido como controle, sem raça definida, três machos e três fêmeas e idades variadas onde se dividiu o experimento em três (3) módulos: Módulo – 1: flunixim meglumine na dosagem de 1,0 mg/kg a cada 24 horas por 5 dias; Módulo -.2: piroxican na dosagem de 0,3 mg/kg a cada 48 horas, perfazendo um total de 3 aplicações; e, Módulo -.3: cetoprofeno na dosagem de 1,0 mg/kg com intervalo de 24 horas durante 5 dias. Os pacientes foram submetidos a exame endoscópico no 1º, 4º, 6º, 8º, 10º dia. Nas três drogas testadas foram observadas lesões gástricas que variaram de gastrite leve até ulceração, sendo o piroxican o que demonstrou maior potencial ulcerogênico. Clinicamente não foi observada qualquer alteração. O exame endoscópico se mostrou eficaz, preciso e com grande acuidade para o diagnóstico das alterações gástricas provocadas pelas drogas testadas.

Downloads

Publicado

18-01-2008

Como Citar

Weber, F. A. G. da C., Romão, M. A. P., Chaudon, M. de O., & Carvalho, C. V. da S. (2008). Avaliação de Lesões Gástricas Induzidas por Antiinflamatórios Não Esteróides (AINEs) Através da Gastroscopia em Cães (Canis familiaris). Arquivos De Ciências Veterinárias E Zoologia Da UNIPAR, 7(1). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/veterinaria/article/view/533

Edição

Seção

Artigos