O Serelepe Sciurus ingrami (Sciuridae: Rodentia) Como Dispersor do Pinheiro do Paraná Araucaria angustifolia (Araucariaceae: Pinophyta)

Autores

  • Marcelo Bordignon
  • Emygdio L. A. Monteiro-Filho

Resumo

Em uma área de Mata de Araucária secundária no Estado do Paraná, Sul do Brasil, foi estudado o comportamento de consumo e estocagem de sementes de Araucaria angustifolia, realizado pelo serelepe Sciurus ingrami. Dezessete esquilos foram marcados e observados entre 20 de março e 20 de setembro de 1995. O período de maior estocagem de sementes de Araucaria angustifolia ocorreu entre os meses de março a junho, quando este ítem encontra-se mais disponível. As sementes foram estocadas geralmente próximo à troncos de outras árvores e a uma distância maior do que a área de dispersão barocórica da planta mãe. É discutido a relevância deste comportamento para a regeneração florestal e dispersão de sementes na floresta de Araucária.

Downloads

Como Citar

Bordignon, M., & Monteiro-Filho, E. L. A. (2008). O Serelepe Sciurus ingrami (Sciuridae: Rodentia) Como Dispersor do Pinheiro do Paraná Araucaria angustifolia (Araucariaceae: Pinophyta). Arquivos De Ciências Veterinárias E Zoologia Da UNIPAR, 3(2). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/veterinaria/article/view/696

Edição

Seção

Artigos