A CONSTRUÇÃO DE VALORES E LIBERDADE: A EDUCAÇÃO COMO PROCESSO DE REFLEXÃO MORAL E EXISTENCIAL SEGUNDO SARTRE

Autores

  • Guilherme Henrique Frassan
  • Rafael Oliviera Prina
  • Jorge Antonio Vieira

Resumo

O presente trabalho investiga a dimensão ética da existência humana e a constituição de valores de acordo com a filosofia existencialista de Jean-Paul Sartre. A realidade humana, nessa perspectiva filosófica, não se descreve como sendo uma natureza transcendente ou biológica, mas uma condição de liberdade que consequentemente conduz às ideias de escolha e responsabilidade pelas ações humanas e suas consequências. Essa liberdade existencial se manifesta também no aspecto ético da existência humana, no sentido de que não há uma moral fundamental e transcendente que oriente a conduta humana, mas que o homem pode construir seus próprios valores. O ser humano, no que diz respeito à sua existência no cotidiano, comumente não possui uma consciência reflexiva acerca de sua liberdade existencial e ética, e nesse sentido desenvolvemos a ideia que a educação seria uma maneira de contribuir para essa consciência, em que o professor, inspirado na filosofia e na ética sartreana poderia conduzir seu aluno à uma conversão radical e estimulá-lo a refletir sobre sua existência, sobre as suas escolhas e ações morais.

Biografia do Autor

Guilherme Henrique Frassan

Rafael Oliviera Prina

Jorge Antonio Vieira

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Publicado

11-03-2016

Como Citar

Frassan, G. H., Prina, R. O., & Vieira, J. A. (2016). A CONSTRUÇÃO DE VALORES E LIBERDADE: A EDUCAÇÃO COMO PROCESSO DE REFLEXÃO MORAL E EXISTENCIAL SEGUNDO SARTRE. Akrópolis - Revista De Ciências Humanas Da UNIPAR, 22(1). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/5564

Edição

Seção

Artigos