LIBERTAÇÃO VERSUS HEGEMONIA: APROXIMAÇÕES ENTRE PAULO FREIRE E ANTONIO GRAMSCI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v27i1.6113

Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar aproximações teóricas entre as ideias de Paulo Freire e Antônio Gramsci quanto às suas concepções de sociedade e educação. Dessa forma, problematizamos sobre as possíveis relações entre tais autores, enfocando os modos e percursos que definem para transformação individual e social do homem. No campo educativo, Gramsci apresenta uma proposta ampla e sistemática, em que identifica a articulação entre educação e política em nível individual e coletivo. Em Freire, estas noções se encontram fragmentadas na noção de conscientização e libertação. No campo social enquanto para Gramsci o processo de transformação da sociedade assume uma ótica política de enfrentamento, em Freire esta noção é marcada pela fé e pelo cristianismo. Por fim, esperamos que nosso trabalho fomente questões sobre as possibilidades de aproximações teóricas e práticas entre esses dois autores que influenciaram o pensamento educativo do século XXI.

Biografia do Autor

Alan Caldas Simões, Instituto federal do Espírito Santo (professor efetivo) Universidade Federal de Minas Gerais (doutorando)

Licenciado em Música pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorando em Educação Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professor efetivo de Artes do Instituto Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

04-11-2019

Como Citar

Simões, A. C. (2019). LIBERTAÇÃO VERSUS HEGEMONIA: APROXIMAÇÕES ENTRE PAULO FREIRE E ANTONIO GRAMSCI. Akrópolis - Revista De Ciências Humanas Da UNIPAR, 27(1). https://doi.org/10.25110/akropolis.v27i1.6113

Edição

Seção

Artigos