MUÇULMANOS NO BRASIL: ADAPTAÇÕES E ESPECIFICIDADES NOS SÉCULOS XX E XXI

Autores

  • Stefany Dutra Egressa UNIPAR
  • Emily Steffens Pereira Egressa UNIPAR
  • Fausto Alencar Irschlinger

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v27i1.7506

Resumo

O texto busca compreender sobre o Islã, observando algumas de suas principais características, história e influências no contexto contemporâneo. Objetivamos entender a trajetória dessa religião no Brasil, com foco no século XX e XXI, analisando suas práticas religiosas e adaptações. Buscamos também analisar as relações sociais dos muçulmanos no Brasil, notoriamente de maioria cristã, abordando questões como o preconceito e a intolerância religiosa, temas que são pertinentes em nosso cotidiano. Estudar os muçulmanos no Brasil significa entender sua religião num contexto “minoritário” e ressignificar estereótipos difundidos pelas mídias, os quais são perpassados pelo senso comum. A metodologia utiliza fontes bibliográficas, contando com o método proposto por Astor A. Diehl, com a interpretação das fontes, a fim de promover maior cientificidade à pesquisa. Utilizamos obras de referência, tais como: “A Cruz e o Crescente”, de Richard Fletcher; "Dicionário de Conceitos Históricos", de Maciel Henrique da Silva e Kalina Vanderlei da Silva; “Orientalismo: O Oriente como invenção do Ocidente”, de Edward Said, além de artigos, traduções do Alcorão e livros de cunho instrucional para muçulmanos.

Biografia do Autor

Stefany Dutra, Egressa UNIPAR

Graduada em História, Unipar Cascavel.

Emily Steffens Pereira, Egressa UNIPAR

Graduada em História, Unipar Cascavel.

Fausto Alencar Irschlinger

Pós-doutor e Doutor em História (UFPR), Mestre em História (UPF). Pós-graduação em Parapsicologia Social e Institucional (IPAPPI/FATEC), Aperfeiçoamento em Educação e Graduação em História (UPF), possui outros cursos. Atuou como professor, pesquisador, coordenador de Curso de graduação, estágios e pós-graduação na UNIPAR. Foi membro titular do Conselho Municipal de Políticas Culturais e do Conselho Municipal de Educação de Cascavel, PR. Possui experiências em projetos de pesquisa institucional, ensino, extensão universitária e organização de eventos. Foi agricultor, professor e gestor em museu no RS. É colaborador em museus, pesquisador, escritor e atua como professor de pós-graduação, em projetos de ensino, pesquisa, palestras, formações e atendimentos. Mais informações em Plataforma Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

04-11-2019

Como Citar

Dutra, S., Pereira, E. S., & Irschlinger, F. A. (2019). MUÇULMANOS NO BRASIL: ADAPTAÇÕES E ESPECIFICIDADES NOS SÉCULOS XX E XXI. Akrópolis - Revista De Ciências Humanas Da UNIPAR, 27(1). https://doi.org/10.25110/akropolis.v27i1.7506

Edição

Seção

Artigos