A EFÊMERA BELEZA NO AUTORRETRATO DE DORIAN GRAY – UM OLHAR NA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICO EXISTENCIAL

Autores

  • Sidnei Eugênio de Oliveira Unipar - Universidade Paranaense
  • Aline Detoni da Silva Unipar - Universidade Paranaense
  • Denise Dall Pozzo Terra Unipar - Universidade Paranaense
  • Juliana Albertina Klein Unipar - Universidade Paranaense

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v28i2.7708

Resumo

Resumo: Este artigo suscita explanar o romance “O retrato de Dorian Gray” de Oscar Wilde, o qual manifesta o belo e a busca pela eterna juventude. A obra exalta fatores característicos do protagonista que refletem, com admirável dose de verossimilhança ao autor, o processo de supervalorização da imagem em detrimento da consciência a contenção do prazer do Ser, a falta de sentimentos, a finitude, a sensação de vazio e a obsessão por poder. Promove, ainda, uma reflexão sobre os rasgos de ironia, sarcasmo e desencanto. A pesquisa adota a revisão bibliográfica e a análise de conteúdo, por constituírem indicadores primordiais para organizar este projeto sobre transgressão do conceito da psicologia, da arte, da sociedade e dos valores aqui inseridos. A escolha do livro se dá pela abrangente possibilidade da observação do objeto, visto que toda a apropriação auxilia na melhor análise do foco estudado, a humanidade, bem como na explanação de conceito do Ser, Projeto original, Consciência, Má-Fé e Liberdade. Ao fim, são expressas as considerações derivadas da análise postulada.

Biografia do Autor

Sidnei Eugênio de Oliveira, Unipar - Universidade Paranaense

Discente do quarto ano de Psicologia da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus Cascavel. E-mail: sidneieugeniodeoliveira@gmail.com. Endereço: Rua Tranquilo Noro, 720, Bairro Parque Verde, CEP 85807-860.

Aline Detoni da Silva, Unipar - Universidade Paranaense

Discente do quarto ano de Psicologia da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus Cascavel. E-mail: detonisaline@gmail.com. Endereço: Rua Brasília, 664, Bairro Cataratas, CEP 85818-690.

Denise Dall Pozzo Terra, Unipar - Universidade Paranaense

Discente do quarto ano de Psicologia da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus Cascavel. E-mail: mcallterra@hotmail.com. Endereço: Rua Emir Sfari, 515, Casa 106, Bairro FAG, CEP 85806-068.

Juliana Albertina Klein, Unipar - Universidade Paranaense

Orientadora/Docente e Coordenadora do Curso de Psicologia da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus Cascavel, Psicóloga Clínica, Especialista em Fenomenologia Existencial e Recursos Humanos. E-mail: julianaklein@prof.unipar.br. Endereço: Rua Tranquilo Noro, 642, Bairro Parque Verde, CEP 85807-860.

Downloads

Publicado

21-12-2020

Como Citar

de Oliveira, S. E., da Silva, A. D., Terra, D. D. P., & Klein, J. A. (2020). A EFÊMERA BELEZA NO AUTORRETRATO DE DORIAN GRAY – UM OLHAR NA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICO EXISTENCIAL. Akrópolis - Revista De Ciências Humanas Da UNIPAR, 28(2). https://doi.org/10.25110/akropolis.v28i2.7708

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa