MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO: ANÁLISE COMPARATIVA DOS PARÂMETROS NORMATIVOS PARA PRÁTICA PSICOLÓGICA

Autores

  • Rafael Bianchi Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Flávia Fernandes de Carvalhaes Universidade Estadual de Londrina
  • Luisa Maiola de Araújo FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v29i2.8440

Resumo

O presente trabalho visa realizar uma análise documental comparativa entre documentos referentes ao Sistema Único de Assistência Social e ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo comparando-os a documentos emitidos pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), a fim de pensar a prática da Psicologia no serviço de Medidas socioeducativas em meio aberto. De acordo com os documentos analisados, supõe-se que esse profissional deva ter uma prática implicada ética e politicamente, considerando o saber do usuário e os saberes interdisciplinares que compõe o serviço de Execução de Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade. Por fim, consideramos que apesar do que supõe os documentos, estamos distantes de ofertar uma proteção integral à criança e ao adolescente que cometeu um ato infracional.

Biografia do Autor

Rafael Bianchi Silva, Universidade Estadual de Londrina

Pos-doutor em Psicologia (UEM). Doutor em Educação (Unesp/Marília). Docente do Departamento de Psicologia Social e Institucional e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Flávia Fernandes de Carvalhaes, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Psicologia (UFSC). Docente do Departamento de Psicologia Social e Institucional e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Luisa Maiola de Araújo, FIOCRUZ

Psicóloga formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Residente ao Psicologia na Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ.

Downloads

Publicado

28-12-2021

Como Citar

Silva, R. B., Carvalhaes, F. F. de, & Araújo, L. M. de. (2021). MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO: ANÁLISE COMPARATIVA DOS PARÂMETROS NORMATIVOS PARA PRÁTICA PSICOLÓGICA. Akrópolis - Revista De Ciências Humanas Da UNIPAR, 29(2). https://doi.org/10.25110/akropolis.v29i2.8440

Edição

Seção

Artigos de Revisão