CONSIDERAÇÕES SOBRE A Ratio studiorum E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL Nº9394/96: A ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO

Autores

  • Rosana Vasconcelos Vito Universidade Paranaense - UNIPAR
  • José Joaquim Pereira Melo

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar o método pedagógico dos jesuítas - A “Ratio Studiorum” e as possíveis relações com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9394/96. A intenção foi fazer um paralelo sobre as aproximações relativas a algumas considerações acerca do ensino e da organização didática apresentadas nos dois documentos. O plano educacional que norteou a educação jesuítica a partir de 1599 apresenta um manual prático com 467 regras entendidas com essenciais para a estruturação da base de educação daquele momento histórico, no entanto, observa-se ainda hoje a prevalência de algumas considerações destacadas no documento jesuítico, com a atual LDBEN.

Biografia do Autor

Rosana Vasconcelos Vito, Universidade Paranaense - UNIPAR

José Joaquim Pereira Melo

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Publicado

18-03-2016

Como Citar

Vito, R. V., & Melo, J. J. P. (2016). CONSIDERAÇÕES SOBRE A Ratio studiorum E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL Nº9394/96: A ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 15(2). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/5624

Edição

Seção

Artigos de Revisão