SABER DOCENTE: O BALUARTE DO ENSINO TECNOLÓGICO

Autores

  • Paulino Pinheiro Gaia Universidade Paranaense - UNIPAR
  • Giese Silva de Figueiredo Costa
  • Rosa Oliveira Marins Azevedo
  • Lucilene da Silva Paes

Resumo

Na atualidade, a formação de professores, especificamente nas questões da construção dos saberes docentes, tornou-se tema recorrente nas discussões da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), estimulando o desenvolvimento de muitas pesquisas. Nesse contexto, apresentam-se no artigo aspectos relevantes do processo de formação de professores na perspectiva dos saberes docentes, demonstrando a importância da consolidação do saber ensinar diante de um cenário amplamente diversificado. A metodologia utilizada foi embasada em leituras, fichamentos, elaboração de pequenos textos, sínteses e principalmente dos debates ocorridos durante a disciplina de Fundamentos para a Formação de Professores no Ensino Tecnológico, do Curso de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM. Pretende-se ressaltar que o emprego de novas relações educativas presentes nas atividades docentes torna-se fundamental para o maior domínio do processo de ensino aprendizagem, principalmente em um universo tão imenso como a Amazônia, tendo em vista que o papel da educação constitui o ponto de partida para um povo que busca uma solução concreta para vencer os problemas do cotidiano rumo aos reais benefícios oferecidos pelo conhecimento versus desenvolvimento tecnológico.

Downloads

Publicado

22-08-2016

Como Citar

Gaia, P. P., Costa, G. S. de F., Azevedo, R. O. M., & Paes, L. da S. (2016). SABER DOCENTE: O BALUARTE DO ENSINO TECNOLÓGICO. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 16(1). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/5826

Edição

Seção

Artigos de Revisão