A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO CONTEXTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS: UMA ABORDAGEM SOB A PERSPECTIVA DA BNCC

Autores

  • Eliza Adriana Sheuer Nantes UNOPAR
  • Adriana Giarola Ferraz Figueiredo ANHNAGUERA
  • Idelma Maria Nunes Porto UNOPAR/ANHANGUERA
  • Gutemberg Carvalho Vieira da Silva UNOPAR/PPGENS-ANHANGUERA
  • Jackson Smiderle UNOPAR/PPGENS-ANHNAGUERA
  • Ligia Fogolin Gargioni UNOPAR/CNPq
  • Tatiane Caldeira dos Santos Bernardo

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v19i1.2019.6864

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar uma pesquisa bibliográfica sobre a formação do leitor literário, na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), relacionando a prática da leitura com o contexto digital e as novas tecnologias, a fim de instrumentalizar este grupo de pesquisadores para uma ação futura nessa área. Para tanto, buscar-se-á, como principal fundamento, o que preconiza a BNCC acerca do Ensino de Literatura, no Ensino Fundamental – Anos Finais, observando-se que o documento considera necessário atingir a dimensão humanizadora, transformadora e mobilizadora da literatura: “é preciso supor – e, portanto, garantir a formação de – um leitor-fruidor, ou seja, de um sujeito que seja capaz de se implicar na leitura dos textos, de ‘desvendar’ suas múltiplas camadas de sentido, de responder às suas demandas e de firmar pactos de leitura” (BRASIL, 2017, p. 138). Este estudo, ao abordar a importância dos recursos tecnológicos na esfera educacional, como estratégia para a formação de leitores de textos e do mundo, justifica-se por sua relevância no contexto pedagógico. O construto epistemológico que sedimenta a presente pesquisa é baseado em autores que discutem a tríade literatura-ensino-tecnologia, pois, para haver o adequado desenvolvimento do educando, na era digital, é preciso contemplar do letramento literário ao letramento digital, abarcando as relações entre as linguagens da Arte, inclusive aquelas viabilizadas por meio do uso das novas tecnologias de informação e de comunicação, pois estas permitem a mobilização de recursos tecnológicos que propiciam alternativas inovadoras de registro, de pesquisa e de criação artística, compreendendo, de forma crítica e, ainda, problematizadora, os modos de produção e de circulação da literatura na sociedade, frente ao novo cenário social e educacional estabelecido na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Eliza Adriana Sheuer Nantes, UNOPAR

Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, PR, Brasil. E-mail: eliza@unopar.br

 

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina; Especialização em Língua Portuguesa; Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem pela mesma Universidade. É professora da Universidade Norte do Paraná (PPGENS-UNOPAR). Atua na graduação e pós-graduação com os temas: ensino, linguagem, tecnologia e análise linguística (via gêneros discursivos). Participa dos Grupos de Pesquisa: Linguagens, Tecnologia e Ensino, UNOPAR-CNPq e FELIP-Formação e Ensino em Língua Portuguesa, UEL-CNPq . Coordena os projetos de pesquisa "Gêneros discursivos: uma investigação das práticas de letramento e multiletramento na esfera escolar", "Os Gêneros Midiáticos como práticas de letramento e multiletramento na escola" (UNOPAR-FUNADESP) e ?A exploração do fórum em ambiente virtual de aprendizagem enquanto ferramenta para o ensino" (UNOPAR-CNPq).

Adriana Giarola Ferraz Figueiredo, ANHNAGUERA

Anhanguera, Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Londrina, PR, Brasil. E-mail: adriana.gfigueiredo@kroton.com.br.

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1999). Concluiu o Curso de Pós-Graduação em Nível de Especialização em Literatura Brasileira (UEL - 2002). Concluiu o Programa de Pós-Graduação em Nível de Mestrado em Letras (UEL - 2007). Aprovada no Doutorado em Letras - Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em setembro de 2013, após defesa da tese intitulada "Os domínios da intimidade: o privado e o público nas crônicas de Rachel de Queiroz". Áreas de pesquisa e de atuação: crônica, intimidade, literatura contemporânea, Rachel de Queiroz; Educação a Distância: ambiente virtual de aprendizagem, fórum de discussão; Leitura: estratégias, suportes, competências, habilidades e Enade.

 

Idelma Maria Nunes Porto, UNOPAR/ANHANGUERA

Unopar e Anhanguera, Coordenadora do curso de Letras, PR, Brasil. E-mail: idelma.porto@kroton.com.br.

É doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com graduação em Letras (2002) e em Relações Públicas (1995) pela mesma universidade. Atua como Coordenadora do Curso de Letras, da modalidade a distância da UNOPAR.

Gutemberg Carvalho Vieira da Silva, UNOPAR/PPGENS-ANHANGUERA

Unopar, Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, PR, Brasil. E-mail: gutemberg.silva@anhanguera.com.

 

 Possui graduação em Letras (Português, Inglês e respectivas Literaturas) pelo Centro Universitário de Brasília (2000). Atualmente é professor e coordenador da Faculdade Anhanguera de Valparaíso - GO, onde leciona para o curso de Letras (Português, Inglês e respectivas Literaturas) e de Pedagogia. É formado em Pedagogia pela Faculdade Mauá DF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação desde o ano de 1998, em que atuou tanto na rede pública da Secretaria de Educação do Distrito Federal como na rede privada, lecionando tanto Língua Inglesa como Língua Portuguesa para os Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Já trabalhou como Educador no Centro de Ressocialização de Adolescente em Conflito com a Lei em Brasília e também no Centro Interescolar de Línguas do Gama - DF.

 

Jackson Smiderle, UNOPAR/PPGENS-ANHNAGUERA

Unopar, Graduando em Letras, Bolsista de Iniciação Científica da Funadesp, PR, Brasil. E-mail: jackson_smiderle@hotmail.com

Especialização em EDUCAÇÃO FÍSICA E TREINAMENTO DO FUTSAL PARA ALTO RENDIMENTO pelo Horus Faculdades, Brasil(2015)
Professor Orientador de Convivência do EEB Santa Lúcia , Brasil
Bolsista FUNADESP.

Ligia Fogolin Gargioni, UNOPAR/CNPq

Unopar, Graduanda em Publicidade e Propaganda, bolsista CNPq, PR, Brasil. E-mail: ligia_fogolin@hotmail.com

Estudante da Graduação em Publicidade e Propaganda, na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e Bolsista de Iniciação Científica – CNPq.

Downloads

Publicado

09-09-2019

Como Citar

Nantes, E. A. S., Figueiredo, A. G. F., Porto, I. M. N., Silva, G. C. V. da, Smiderle, J., Gargioni, L. F., & Bernardo, T. C. dos S. (2019). A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO CONTEXTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS: UMA ABORDAGEM SOB A PERSPECTIVA DA BNCC. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 19(1). https://doi.org/10.25110/educere.v19i1.2019.6864

Edição

Seção

Artigos de Revisão