PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DA AUTONOMIA DOS ESTUDANTES

Autores

  • Talita Scottini Pereira
  • Melissa Probst Instituto Federal Catarinense (IFC)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v20i1.2020.7611

Resumo

O presente texto objetiva refletir sobre a construção do conhecimento e a autonomia dos estudantes a partir da aplicação da Pedagogia de Projetos. Buscou-se, ainda, analisar a importância dos projetos pedagógicos no sentido de promover a aprendizagem significativa; bem como discutir o papel do professor na condução dos projetos pedagógicos. O texto resulta de pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, motivada por discussões desenvolvidas ao longo do processo formativo inicial e continuado e no enfrentamento dos desafios cotidianos da prática docente. Os resultados apontam que, em consonância com as atuais perspectivas educacionais, a Pedagogia de Projetos rompe com o modelo fragmentado de educação, recriando e transformando o processo educativo, transformando-o em possibilidades de aprendizagem mais significativa, colaborativa e inclusiva.

Biografia do Autor

Talita Scottini Pereira

Especialista em Alfabetização e Letramento pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Acadêmica do curso de pós-graduação (latu sensu) em Educação Infantil e Anos Iniciais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Professora da Rede Municipal de Educação de Gaspar (SC).

Melissa Probst, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Doutora em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Graduada em História (licenciatura) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI).

PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DA AUTONOMIA DOS ESTUDANTES

Downloads

Publicado

04-06-2020

Como Citar

Scottini Pereira, T., & Probst, M. (2020). PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DA AUTONOMIA DOS ESTUDANTES. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 20(1). https://doi.org/10.25110/educere.v20i1.2020.7611

Edição

Seção

Artigos de Revisão