ANÁLISE DO TUTOR MEDIADOR A LUZ DOS REFERENCIAIS DE QUALIDADE EM EAD

Autores

  • Willer Carlos de Oliveira UNIPAR - Universidade Paranaense

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v20i2.2020.7669

Resumo

Na grande maioria dos discursos acerca da EaD, uma ampla diversidade de termos é apresentada e utilizada para referir-se ao indivíduo que faz a mediação. Entre os vários envolvidos no processo de ensino-aprendizagem da EaD, temos a figura do “tutor mediador”, que emerge de formas múltiplas. Embora os estudos apresentem um vasto material e informações acerca do tutor mediador, essa pesquisa aborda a sua especificidade, a sua capacitação necessária, indicando a necessidade de uma reflexão mais profunda sobre a atuação do tutor mediador, segundo a sua própria perspectiva. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar, numa Universidade privada, o trabalho que o tutor mediador desenvolve, segundo a sua própria ótica, com foco, em particular, na relação entre a atuação do tutor e as questões da qualidade em EaD. O trabalho visou responder as seguintes questões de estudo: Qual a importância do tutor no processo ensino-aprendizagem na modalidade à distância? Qual a importância dos referenciais de qualidade para a educação superior a distância? Foi constado que se tutor é uma atividade bem mais complexa do que se pode relacionar. A exploração dos recursos de aprendizagem, a divulgação eficiente de informações essenciais, a administração, a observação, o acompanhamento, a reflexão, o esclarecimento, o apoio motivacional e a avaliação são aspectos fundamentais do trabalho do tutor mediador, podendo estabelecer que esse profissional na realidade é um professor e, portanto, um ser central à aprendizagem e que os referenciais de qualidade são a base de toda EaD.

Biografia do Autor

Willer Carlos de Oliveira, UNIPAR - Universidade Paranaense

Possui graduação em História (2009) pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí; e Ciências Contábeis (2013) pela UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná. É especialista em Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (2010), em Métodos e Técnicas de Ensino - Tópicos Especiais de Metodologia de Ensino de Ciências Sociais pela UTFPR (2012) e em Educação a Distância pela UNOPAR (2015) e Consultoria Empresarial pela Unipar, (2017). Atualmente, é Técnico Tutor Mediador da Universidade Paranaense - UNIPAR - dos cursos de graduação em Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Marketing, Logística, Processos Gerenciais, Gestão Pública, Gestão da Qualidade, Comércio Exterior, Secretariado, Gestão Hospitalar, Ciências Contábeis e Administração e Professor de História, Filosofia e Sociologia (Ensino Médio) no Colégio Atenas - Cidade Gaúcha-PR.

Downloads

Publicado

28-09-2020

Como Citar

Oliveira, W. C. de. (2020). ANÁLISE DO TUTOR MEDIADOR A LUZ DOS REFERENCIAIS DE QUALIDADE EM EAD. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 20(2). https://doi.org/10.25110/educere.v20i2.2020.7669

Edição

Seção

Artigos de Revisão