AS INICIATIVAS DE SUSTENTABILIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v21i2.2021.8447

Resumo

As Instituições de Ensino Superior (IES) são consideradas como parte da solução para a viabilização das sociedades sustentáveis. Embora muitos esforços estejam sendo feitos para inserir os princípios e as práticas da sustentabilidade em todas as dimensões das IES, pouco se sabe se essas iniciativas estão seguindo uma abordagem holística. Este artigo analisa como as IES têm promovido a sustentabilidade nas dimensões do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão do campus, a partir de dois objetivos: a) identificar as estratégias de sustentabilidade utilizadas pelas IES, no contexto internacional e nacional; b) avaliar os níveis de institucionalização da sustentabilidade nas IES, a partir de estudos que atuaram nas quatro dimensões referidas. Para tanto, foi conduzida uma revisão integrativa de literatura, que analisou as produções científicas indexadas nas bases de dados SCOPUS e SciELO, produzidas entre os anos de 2015 e 2019. Dos 687 artigos pré-selecionados, 82 foram selecionados para a análise. Os resultados revelam que as práticas de sustentabilidade das IES estão mais concentradas nas dimensões da gestão e do ensino. Apesar da variedade de estratégias identificadas, em geral as iniciativas são individuais e compartimentadas.

Biografia do Autor

Nayara de Paula Martins Silva, Instituto Federal de Brasília - Campus Estrutural e Universidade de Brasília

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade de Brasília (UnB) e técnica em assuntos educacionais no Instituto Federal de Brasília - Campus Estrutural.

Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília.

Professor Associado da Universidade de Brasília, com Doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília e pós-doutorado em Políticas do Ensino Superior pela Universidade de Aveiro. Trabalha com formação de educadores desde 1996 nas áreas de biologia, ciências naturais, educação ambiental e educação do campo. 

Downloads

Publicado

28-12-2021

Como Citar

Silva, N. de P. M., & Bizerril, M. X. A. (2021). AS INICIATIVAS DE SUSTENTABILIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 21(2). https://doi.org/10.25110/educere.v21i2.2021.8447

Edição

Seção

Artigos de Revisão