CRISE MUNDIAL DE 2008 E ADOÇÃO DE POLÍTICAS ECONÔMICAS PELO GOVERNO BRASILEIRO

Autores

  • Adalberto Dias de Souza Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão - PR - Brasil.
  • Marlon Juliano de Almeida
  • Cristina Magiroski
  • Marcos Junio Ferreira de Jesus

DOI:

https://doi.org/10.25110/receu.v18i1.6213

Resumo

O cenário econômico mundial, desde 2008, tem enfrentado um conturbado período financeiro, o qual vem intensificando a necessidade dos países em intervir, por meio de políticas econômicas, no contexto de suas economias. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo demonstrar como o Brasil foi capaz de superar os desajustes econômicos apresentados neste período, a partir de instrumentos de política econômica, viabilizando, de certa forma, que os reflexos da então crise, repercutissem de forma menos intensa no cenário econômico nacional. Para tanto, a metodologia utilizada caracteriza-se como análise estatística descritiva, sendo ainda inseridos dados identificados como de fontes secundárias, os quais, obtidos através de registros históricos e estatísticos. Os resultados encontrados demonstram que as medidas adotadas pelo governo brasileiro no período crítico propiciaram um crescimento consideravelmente elevado para vários setores que desde então vem rompendo marcas históricas de vendas dentro deste setor.

Biografia do Autor

Adalberto Dias de Souza, Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão - PR - Brasil.

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (M-D) da Universidade Estadual de Maringá - UEM - Pr - 2016. Doutor em Administração pela Universidad Técnica de Comercialización y Desarrollo (UTCD). Mestre em Administração e Estratégia das Organizações pela Universidade Federal do Paraná/PR (2003). Especialização em Gerência e Estratégia Empresarial, pela Universidade Estadual de Maringá. Graduação em Administração pela UNESPAR-Fecilcam (1985) e graduação em Disciplinas Profissionalizantes do 2o. Grau, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Umuarama (1987). Atualmente é Professor Adjunto no Curso de Administração da Universidade Estadual do Paraná em Campo Mourão - PR. Tem experiência na área de Administração Geral, Administração Pública e Governo Local, atuando principalmente nas seguintes sub-áreas: Administração Geral, Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, Gestão Mercadológica, Gestão Financeira, Gestão da Qualidade, Comprometimento Organizacional, Relações de Trabalho, Pesquisa em Administração e Pesquisa em Produção do Espaço e Dinâmicas Territoriais na Geografia Humana.

Downloads

Publicado

17-04-2018

Como Citar

Souza, A. D. de, Almeida, M. J. de, Magiroski, C., & Jesus, M. J. F. de. (2018). CRISE MUNDIAL DE 2008 E ADOÇÃO DE POLÍTICAS ECONÔMICAS PELO GOVERNO BRASILEIRO. Revista De Ciências Empresariais Da UNIPAR, 18(1). https://doi.org/10.25110/receu.v18i1.6213

Edição

Seção

Artigos