AGROINDÚSTRIA FAMILIAR: CARACTERIZAÇÃO DE UNIDADES DO MUNICÍPIO DE GUARANIAÇU - PR

Autores

  • Valdir Serafim Jr Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu
  • Welinton Camargo Ferreira Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu
  • Cristiano Goulart UNIPAR - Universidade Paranaense - Campus de Toledo
  • Leonardo Balcewicz Jr Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Marechal Cândido Rondon
  • Luciana Oliveira de Fariña Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Cascavel

DOI:

https://doi.org/10.25110/receu.v21i1.7519

Resumo

O presente estudo analisou as características sócio produtivas em unidades de agroindústrias familiares do município de Guaraniaçu – PR, identificando as principais características relacionadas a sua composição produtiva e tamanho de área, tamanho das famílias, ocupação da mão de obra e suas características sociais. Caracterizou-se como uma pesquisa descritiva das informações extraídas do questionário estruturado, aplicado por meio de entrevistas durante visitas às propriedades rurais com atividade de agroindústria durante o mês de julho de 2018, investigando 28 unidades. Identificou-se que possuem em grande maioria estrutura administrativa familiar, são assistidas por alguma forma de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), basicamente utilizam mão de obra familiar, baixa representatividade de empreendimentos novos e estão instaladas em pequenas propriedades rurais. Encontrou-se predominância de dois a quatro membros residentes, não se podendo vincular a totalidade dos membros com mão de obra disponível, o que compromete a sucessão familiar. A mão de obra dos membros das unidades estudadas está relacionada à atividade da agroindústria e agricultura, constatando-se pluriatividade também pelas atividades urbanas encontradas nestas unidades. Sugere-se para futuros estudos uma análise sobre o tempo de vida destes empreendimentos e quais os fatores que contribuem para o seu maior ou menor tempo de funcionamento bem como a questão de sucessão familiar.

Biografia do Autor

Valdir Serafim Jr, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu

Bacharel em Ciências Contábeis, Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável pelo PPGDRS – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Marechal Cândido Rondon.

Welinton Camargo Ferreira, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu

Bacharel em Ciências Contábeis, Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável pelo PPGDRS – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Marechal Cândido Rondon.

Cristiano Goulart, UNIPAR - Universidade Paranaense - Campus de Toledo

Engenheiro Civil, Mestre em Ciências Ambientais, Aluno especial no PPGDRS – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Marechal Cândido Rondon.

Leonardo Balcewicz Jr, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Marechal Cândido Rondon

Bacharel em Ciências Econômicas, Mestrando no PPGDRS – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Marechal Cândido Rondon.

Luciana Oliveira de Fariña, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Cascavel

Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa – Mg, Professora do PPGDRS – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Marechal Cândido Rondon.

Downloads

Publicado

28-07-2020

Como Citar

Serafim Jr, V., Ferreira, W. C., Goulart, C., Balcewicz Jr, L., & Fariña, L. O. de. (2020). AGROINDÚSTRIA FAMILIAR: CARACTERIZAÇÃO DE UNIDADES DO MUNICÍPIO DE GUARANIAÇU - PR. Revista De Ciências Empresariais Da UNIPAR, 21(1). https://doi.org/10.25110/receu.v21i1.7519

Edição

Seção

Artigos