POTENCIALIDADES E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SANTA TEREZA DO OESTE/PR COMO PROMOTORA DO DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL

Autores

  • Neiva Fauser Capponi Universidade Estadual do Oeste do Paraná https://orcid.org/0000-0002-3460-2451
  • Ceyça Lia Palerosi Borges
  • Mauri José Schneider
  • Renata Rocha Gadelha
  • Adriana Maria de Grandi
  • Wilson João Zonin

DOI:

https://doi.org/10.25110/receu.v21i2.8007

Resumo

A Educação ambiental quando trabalhada dentro da proposta das Leis Federal 9.795/99 e Estadual 17.505/2013, na qual preconiza que este tema seja transversal em todas as disciplinas, possibilita na formação do sujeito, uma consciência voltada a sustentabilidade na qual suas práticas contemplem e priorizem os aspectos sociais, ambientais e econômicos de maneira igualitária, contribuindo assim para um desenvolvimento sustentável. Diante dessa importância esta pesquisa objetivou compreender como vem sendo trabalhada a Educação Ambiental em Santa Tereza do Oeste - PR, de maneira que contribua para o desenvolvimento sustentável do município. Através do método qualitativo, descritivo de caráter exploratório e utilizando como instrumento de coleta de dados a análise documental, grupo focal e observação assistemática foi possível observar que, apesar das escolas municipais e estaduais contemplarem em sua proposta pedagógica a educação ambiental, a mesma não está sendo tratada da maneira proposta na legislação. Porém, é notória a sua contribuição para o desenvolvimento do município e na formação cidadã de seus estudantes.

Biografia do Autor

Ceyça Lia Palerosi Borges

Doutoranda da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável – PPG_DRS, campus Marechal Cândido Rondon/PR, Brasil.

Mauri José Schneider

Doutorando da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável – PPG_DRS, campus Marechal Cândido Rondon/PR, Brasil.

Renata Rocha Gadelha

Doutoranda da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável – PPG_DRS, campus Marechal Cândido Rondon/PR, Brasil.

Adriana Maria de Grandi

Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável – PPG_DRS, campus Marechal Cândido Rondon/PR, Brasil.

Wilson João Zonin

Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável – PPG_DRS, campus Marechal Cândido Rondon/PR, Brasil.

Downloads

Publicado

03-12-2020

Como Citar

Capponi, N. F., Borges, C. L. P., Schneider, M. J., Gadelha, R. R., Grandi, A. M. de, & Zonin, W. J. (2020). POTENCIALIDADES E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SANTA TEREZA DO OESTE/PR COMO PROMOTORA DO DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL. Revista De Ciências Empresariais Da UNIPAR, 21(2). https://doi.org/10.25110/receu.v21i2.8007

Edição

Seção

Artigos