CONSTRUÇÃO DE CAPACIDADES NO AGRONEGÓCIO: ANÁLISE NO SINDICATO RURAL DE DOM PEDRITO/RS

Autores

  • Mariana Rockenbach de Ávila Pesquisadora visitante na Embrapa Clima Temperado, Pelotas, RS, na temática de agropecuária sustentável e com bolsa da Fundação de Apoio a Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário Edmundo Gastal.
  • Thiago Antonio Beuron Diretor da Universidade Federal do Pampa
  • Shirley Grazieli da Silva Nascimento Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa
  • Magnamara Alves Alves Graduada em Tecnologia em Agronegócio pela Universidade Federal do Pampa.

DOI:

https://doi.org/10.25110/receu.v21i2.8104

Resumo

A capacitação profissional é um importante passo para atenuar a desigualdade, permitindo acesso à informação, renumeração e percepções para a inovação. O objetivo deste trabalho foi identificar os principais desprovimentos que os jovens relatam possuir em sua formação profissional relacionada ao contexto do Agronegócio. O trabalho foi desenvolvido no estado do Rio Grande do Sul e caracteriza-se por um estudo de caso. Em termos metodológicos, foi realizada uma análise descritiva com abordagem qualitativa bem como a aplicação de um questionário. A partir dos resultados, verifica-se que grande maioria do universo amostral é um público feminino e de faixa etária jovem. Entretanto, os entrevistados de maneira geral, acreditam na importância dos cursos de capacitação e profissionalizantes para o desenvolvimento, geração de emprego e renda para o município e região. Embora os estudantes estejam bastante motivados, existe uma necessidade notória por abordarem de novos temas e horário diferenciado dos cursos, que os permitam conciliar com o horário de trabalho, visto que, a grande maioria do público labora.

Biografia do Autor

Mariana Rockenbach de Ávila, Pesquisadora visitante na Embrapa Clima Temperado, Pelotas, RS, na temática de agropecuária sustentável e com bolsa da Fundação de Apoio a Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário Edmundo Gastal.

Possui graduação em Tecnologia em Agropecuária pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2010). Na graduação recebeu a bolsa de Iniciação Científica do CNPq para trabalhar com pesquisa nas áreas de Nutrição animal e Forrageiras na Embrapa Pecuária Sul. É Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Trabalhou durante um ano no Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (bolsa DTI-C/CNPq) no projeto Rede de sítios de pesquisa ecológica de longa duração nos campos dos biomas Pampa e Mata Atlântica. É Doutora em Zootecnia - Departamento de Plantas Forrageiras: Área de concentração Melhoramento genético de plantas forrageiras - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participou do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior pela CAPES na Universidad Pública de Navarra e no Instituto de Agrobiotecnología em Pamplona, Espanha, nas áreas de fisiologia vegetal e melhoramento genético de plantas. Trabalhou durante um ano como docente no Curso de Agronomia do Instituto de Desenvolvimento Educacional de Bagé (Faculdade IDEAU) ministrando disciplinas de Genética Agrícola, Melhoramento Genético de Plantas, Nutrição Animal e Bromatologia. Foi docente por dois anos, com término de contrato em março de 2019, nos Cursos de Tecnologia em Agronegócio e Enologia da Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito, ministrando os componentes de Comercialização de Produtos Agropecuários, Cadeias Produtivas Agrícolas, Contabilidade no Agronegócio, Fundamentos de Administração e Administração do Agronegócio. Realizou um pós-doutorado na Faculdade de Agronomia da Universidad de Buenos Aires (UBA) na área de Genética Agrícola. Comparticipou de uma pasantía posdoctoral no Instituto Nacional de Investigación Agropecuária do Uruguay, INIA La Estanzuela, na área de plantas forrageiras. É integrante do Núcleo de estudos e pesquisa em Agroecologia e Manejo e Conservação do Solo- NASol da Universidade Federal do Pampa, campus Dom Pedrito, RS. Atuou como pesquisidora visitante no Instituto de Investigaciones Agropecuarias (INIA) de Osorno, Chile, no Grupo de Pesquisa intitulado Meio Ambiente e Pecuária Sustentável com ênfase em Fertilizantes foliares em pastagens. Realizou uma pasantía pos doctoral no Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (INTA) de Bariloche, Argentina, com término em novembro de 2019, nas temáticas de pastagens naturais, qualidade forrageira e nutrição animal. Atualmente atua como Pesquisadora visitante na Embrapa Clima Temperado, Pelotas, RS, na temática de agropecuária sustentável e com bolsa da Fundação de Apoio a Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário Edmundo Gastal (FAPEG).

Thiago Antonio Beuron, Diretor da Universidade Federal do Pampa


Diretor do Campus de Dom Pedrito da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Professor Adjunto, área Administração. Docente Permanente no Programa de Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA - Unipampa), Campus Santana do Livramento. Possui Doutorado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria - PPGA - UFSM (2016), participou do Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior - PSDE, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra - FEUC, Portugal (2015). É Mestre em Administração pelo PPGA - UFSM (2012). Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO - PR (2009). Tem experiência na área de Administração, ênfase em Gestão Organizacional e Sustentabilidade. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Gestão em Agronegócio e Desenvolvimento Rural - GEADER. Participa dos grupos de pesquisa: Administração e Sustentabilidade Ambiental (UNIPAMPA); Observatório de Gestão Universitária para a Inclusão e Desenvolvimento Social do Pampa (UNIPAMPA). Assessor editorial e revisor de periódicos na área. Registro CFA/CRA RS-050560/O. Página em atualização. Site: https://www.thiagobeuron.org/

Shirley Grazieli da Silva Nascimento, Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Agroecologia e Manejo e Conservação do Solo. Professora colaboradora do Programa de pós graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais. Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Políticas Públicas para Agricultura Familiar (NUPEAR/UFPel). Pós Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (2016). Doutora pelo Programa de Pós- Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar. Mestre em Agronomia também pelo Programa de Pós- Graduação em Sistema de Produção Agrícola Familiar, na linha de pesquisa de Desenvolvimento Rural Sustentável (2009). Especialista em Educação Ambiental pela Cesusc/SC (2008). Graduada em Tecnologia Ambiental, com Ênfase em Saneamento Ambiental pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (2005). Graduada no Programa Especial de Formação Pedagógica também pelo CEFET (2007). Possui experiência na área de Agroecologia, Agricultura Familiar, Educação Ambiental, atuando nas seguintes vertentes: segurança alimentar e nutricional, educação alimentar, políticas públicas, consumo social de alimentos e educação ambiental.

Magnamara Alves Alves, Graduada em Tecnologia em Agronegócio pela Universidade Federal do Pampa.

Graduada em Tecnologia em Agronegócio pela Universidade Federal do Pampa.

Downloads

Publicado

03-12-2020

Como Citar

de Ávila, M. R., Beuron, T. A., Nascimento, S. G. da S., & Alves, M. A. (2020). CONSTRUÇÃO DE CAPACIDADES NO AGRONEGÓCIO: ANÁLISE NO SINDICATO RURAL DE DOM PEDRITO/RS. Revista De Ciências Empresariais Da UNIPAR, 21(2). https://doi.org/10.25110/receu.v21i2.8104

Edição

Seção

Artigos