COMPLIANCE E GOVERNANÇA CORPORATIVA: ESTRATÉGIAS PARA UMA GESTÃO SOCIOAMBIENTAL

Autores

  • Helena Liebl
  • Rafael Padilha dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.25110/rcjs.v23i1.2020.8259

Resumo

O presente artigo tem como intuito tratar do Programa Compliance e da governança corporativa como estratégias para que as empresas consigam atingir uma gestão socioambiental. É elaborado dentro da linha de pesquisa de “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade” do curso de Mestrado em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí. O mundo corporativo está passando por constantes mudanças no que tange ao modo de pensar e agir das empresas em relação ao cumprimento normativo. Mais do que isso, as questões ambientais estão em voga, trazendo a preocupação e a necessidade de se alterar a forma de pensar e agir em relação ao meio ambiente. Nesse sentido, as empresas estão preocupadas no cumprimento de normas ambientais para que se tornem mais responsáveis social e ambientalmente. Para isso tem-se como objetivo geral do presente trabalho, analisar os institutos Compliance e Governança Corporativa como possíveis estratégias para uma gestão socioambiental empresarial. Quanto à metodologia, aponta-se que foi utilizado o método indutivo, sendo acionadas as técnicas do referente, da categoria, do conceito operacional e da pesquisa bibliográfica.

Biografia do Autor

Helena Liebl

Sócia advogada do escritório Duarte e Liebl Advogados Associados. Mestranda em Ciência Jurídica pela UNIVALI com dupla titulação com a Universidade de Alicante/Espanha. Membro Imortal da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina Seccional Balneário Piçarras. Estágio docência em Direito Civil pela UNIVALI. Escritora.

Rafael Padilha dos Santos

Doutor em dupla titulação pela Universidade do Vale do Itajaí (Brasil) e pela Università degli Studi di Perugia (Itália). Mestre em Filosofia pela UFSC. Especialização em psicologia social pela Universidade Estatal de São Petersburgo (Rússia). Coordenador e Professor do Curso de Mestrado Profissional Internacional em Direito das Migrações Transnacionais, Professor no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica, nos cursos de Doutorado e Mestrado em Ciência Jurídica, e na Graduação no Curso de Direito e Relações Internacionais da UNIVALI, e advogado.

Downloads

Publicado

22-12-2020

Como Citar

Liebl, H., & Santos, R. P. dos. (2020). COMPLIANCE E GOVERNANÇA CORPORATIVA: ESTRATÉGIAS PARA UMA GESTÃO SOCIOAMBIENTAL. Revista De Ciências Jurídicas E Sociais Da UNIPAR, 23(1). https://doi.org/10.25110/rcjs.v23i1.2020.8259

Edição

Seção

Artigos