Ocorrência de sinais e sintomas indicativos de Neuropatia Periférica em pacientes diabéticos crônicos cadastrados na unidade básica de saúde de Janiópolis, Paraná, 2003.

Autores

  • Camila Marcelino de Souza
  • Eduardo José de Almeida Araújo

Resumo

A neuropatia periférica é uma das complicações freqüentemente observadas em pacientes diabéticos crônicos. Esse quadro pode evoluir para ulcerações, que muitas vezes acabam conduzindo à amputação, principalmente na extremidade dos membros inferiores. É possível prevenir esse indesejado desfecho, com ações que exigem cuidado principalmente com os pés. Este trabalho buscou levantar a ocorrência de sinais e sintomas indicativos de neuropatia periférica em pacientes diabéticos crônicos residentes em Janiópolis-PR, e os orientou quanto aos cuidados necessários para se evitar amputações. A partir do cadastro da Unidade Básica de Saúde da Janiópolis, obtivemos a relação dos pacientes com diagnóstico de diabetes há no mínimo quatro anos (55). Visitamos os pacientes em suas residências, para realizar entrevista e exame físico. Dos 48 pacientes selecionados, três (6,25%) já haviam sofrido amputação, quinze (31,25%) apresentaram unhas encravadas, ulcerações, deformidades; vinte e três (47,92%) tinham pele ressecada, fina e fissurada, e quatorze (29,17%) também apresentaram rachaduras; vinte e três (46,88%) queixaram de dor, formigamento, sensação de picadas, queimação nos pés; dezoito (36,46%) demonstraram insensibilidade tátil, dolorosa e térmica; e treze (27,08%) apresentaram alterações de temperatura, ausência de pulso pedioso e presença de isquemia. Como o município de Janiópolis-PR já possui instalado um Programa Saúde da Família, faz-se necessário que a equipe que o desenvolve repense suas estratégias de ação para com os pacientes diabéticos que estão sob sua responsabilidade, para que o tratamento e a prevenção de complicações seja realmente eficaz, evitando assim mais casos de amputação de membros por causa do diabetes.

Downloads

Como Citar

Souza, C. M. de, & Araújo, E. J. de A. (2008). Ocorrência de sinais e sintomas indicativos de Neuropatia Periférica em pacientes diabéticos crônicos cadastrados na unidade básica de saúde de Janiópolis, Paraná, 2003. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 7(3). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1082

Edição

Seção

Artigos