ANÁLISE DA COORDENAÇÃO MOTORA DE PESSOAS SURDAS

Autores

  • Adriana Nascimento de Souza
  • José Irineu Gorla
  • Paulo Ferreira de Araújo
  • Sônia Maria Lifante
  • Mateus Betanho Campana

Resumo

O objetivo geral deste estudo foi analisar e intervir na coordenação motora de pessoas surdas. A amostra utilizada constituiuse de 23 sujeitos de ambos os gêneros, sendo 13 meninos e 10 meninas, com idade entre sete e quatorze anos, matriculados no Instituto “Dona Carminha”, de Campinas – SP. Para avaliar a coordenação motora, foi administrada uma bateria de testes K.T.K.. Utilizou-se, como intervenção, de uma prática seqüencial com 14 sessões de atividades específicas. Os resultados são descritos em termos das médias (x) e dos desvios-padrão (DP). Independentemente da distribuição de normalidade, foi utilizado um teste pareado, não paramétrico, de Wilcoxon, que permitiu avaliar o efeito da intervenção sobre os sujeitos, no nível de significância de p<0,05. Observou-se, também, que todos os sujeitos tiveram progresso na coordenação corporal total, mas com algumas características individuais, como déficit de atenção, falta de concentração e distração, o que contribuiu para um desempenho não satisfatório em algumas tarefas.

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Como Citar

Souza, A. N. de, Gorla, J. I., Araújo, P. F. de, Lifante, S. M., & Campana, M. B. (2009). ANÁLISE DA COORDENAÇÃO MOTORA DE PESSOAS SURDAS. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 12(3). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/2536

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Artigo Original