ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DAS PARASITOSES INTESTINAIS EM ESCOLARES DA MICRORREGIÃO DE SETE LAGOAS-MG

Autores

  • Edina Conceição Rodrigues Pires Faculdade Ciências da Vida
  • Fernanda Pereira Guimaraes Faculdade Ciências da Vida
  • Jordânia Diniz Castanheira Faculdade Ciências da Vida
  • Mariana Verdolin Guilherme Froeseler Faculdade Ciências da Vida
  • Liliane Cunha Campos Mata Faculdade Ciências da Vida

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v20i2.2016.5295

Resumo

As doenças parasitárias possuem elevada morbidade e ampla distribuição geográfica conferindo um dos principais problemas de saúde pública no Brasil. Nas crianças, os parasitas intestinais podem provocar um quadro de diarreia e desnutrição, podendo em casos mais graves comprometer o desenvolvimento físico e mental. O objetivo deste trabalho foi avaliar as parasitoses intestinais e a sua associação com estado nutricional e cognitivo das crianças de 5 a 9 anos de idade do ensino fundamental em uma escola municipal na microrregião de Sete Lagoas/MG. Foram realizados exames coproparasitológicos por sedimentação espontânea em 26 crianças. Para avaliação nutricional foram realizadas medidas antropométricas e para avaliação da capacidade cognitiva aplicou-se o teste de Raven. Os resultados parasitológicos apresentaram 34,6% casos positivos, com maior frequência do protozoário Entamoeba histolytica (19,3%). Com relação ao estado nutricional, 19,3% das crianças apresentaram sobrepeso e 6,2% estavam desnutridas. Na avaliação do desenvolvimento cognitivo das crianças, constatou-se que 19% apresentaram Grau I, 28,6% Grau II, 47,6% Grau III, 4,8% Grau IV e nenhuma criança apresentou Grau V, conforme o teste de Raven. Não houve associação entre as parasitoses intestinais e o estado nutricional e a capacidade cognitiva das crianças pesquisadas. Os dados deste trabalho reafirmam a necessidade de programas de educação em saúde para prevenção de infecções parasitárias, uma vez que um terço das crianças avaliadas apresentou-se infectadas por algum tipo de parasita. Por conseguinte, mais estudos devem ser direcionados a fim de determinar a interferência das parasitoses no desenvolvimento físico e intelectual infantil.

PALAVRAS-CHAVE: Enteropatias intestinais. Estado nutricional. Cognição.

Biografia do Autor

Edina Conceição Rodrigues Pires, Faculdade Ciências da Vida

Bióloga, Mestre em Biologia Celular e Molecular, Docente e Membro do Centro de Pesquisa e Extensão da Faculdade Ciências da Vida, Sete Lagoas-MG

Fernanda Pereira Guimaraes, Faculdade Ciências da Vida

Bióloga, Mestre em Biologia Celular e Molecular, Docente e Membro do Centro de Pesquisa e Extensão da Faculdade Ciências da Vida, Sete Lagoas-MG

Jordânia Diniz Castanheira, Faculdade Ciências da Vida

Nutricionista, Especialista em Nutrição Esportiva e Nutrição Clínica Funcional, Docente da Faculdade Ciências da Vida, Sete Lagoas-MG

Mariana Verdolin Guilherme Froeseler, Faculdade Ciências da Vida

Psicóloga, Mestre em Psicologia, Docente da Faculdade Ciências da Vida, Sete Lagoas-MG

Liliane Cunha Campos Mata, Faculdade Ciências da Vida

Farmacêutica, Mestre em Patologia, Docente da Faculdade Ciências da Vida, Sete Lagoas-MG

Downloads

Publicado

12-08-2016

Como Citar

Pires, E. C. R., Guimaraes, F. P., Castanheira, J. D., Froeseler, M. V. G., & Mata, L. C. C. (2016). ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DAS PARASITOSES INTESTINAIS EM ESCOLARES DA MICRORREGIÃO DE SETE LAGOAS-MG. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 20(2). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v20i2.2016.5295

Edição

Seção

Artigo Original