DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM ESCOLAR, ATRASO MOTOR E PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Alexandre Nascimento Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Gabriel Sena Nascimento Faculdade de Santa Catarina (FASC)

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v24i1.2020.6907

Resumo

O processo humano do aprendizado é marcado pelo dinamismo e complexidade, estruturado a partir do ato motor e da percepção, dando origem a cognição. Contudo a influência da prática de atividade física e das aulas de educação física no desenvolvimento da função cognitiva ainda não é consenso entre os pesquisadores, sendo assim, esse estudo tem como objetivo verificar se crianças escolares com dificuldade na aprendizagem apresentam algum atraso motor e se a prática de atividade física contribui para melhora do processo cognitivo de aprendizagem. Foram selecionados neste estudo 7 artigos que investigaram (n=796) escolares de 6 a 12 anos. Os resultados demonstraram que a dificuldade na aprendizagem escolar está relacionada ao atraso motor e que grupos que participaram de atividades física e das aulas de educação física melhoraram o aspecto motor e o desempenho das funções cognitivas de aprendizagem. Portanto torna-se fundamental a prática de atividade física e a participação das aulas de Educação Física, devido sua contribuição no processo de fortalecimento do desenvolvimento infantil.

Biografia do Autor

Alexandre Nascimento, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Ciência do movimento Humano, Licenciado em Educação Física. Pesquisador do Laboratório de Psicologia do esporte e do exercício.

Downloads

Publicado

05-05-2020

Como Citar

Nascimento, A., & Sena Nascimento, G. (2020). DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM ESCOLAR, ATRASO MOTOR E PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA: REVISÃO SISTEMÁTICA. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 24(1). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v24i1.2020.6907

Edição

Seção

Artigo de Revisão