MAPEAMENTO DAS ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS PARA ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO QUANTO AO PROCESSO DE DOAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS E TECIDOS HUMANOS: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Carlos Alexandre Curylofo Corsi Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP.
  • Elton Carlos Almeida Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP.
  • Sônia Maria Villela Bueno Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP.
  • Manoel Antônio dos Santos Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v24i3.2020.7426

Resumo

A negativa familiar para autorizar a doação de órgãos e tecidos chega a 43% no Brasil. Portanto, conscientizar a população por meio de estratégias educativas, pode resultar no aumento das doações. Objetivo: mapear estratégias educativas utilizadas para a conscientização de escolares da educação básica, sobre a temática da Doação/Transplante de Órgãos e Tecidos Humanos. A revisão integrativa da literatura, foi realizada por meio de buscas de estudos primários publicados entre 1990 e 2018 no portal PubMed e nas bases de dados SCOPUS, CINAHL, EMBASE, Web of Science, LILACS, BDENF e ADOLEC. Foram encontrados 1.331 registros, dos quais 14 foram selecionados. Os estudos descreveram 11 intervenções educativas: dinâmica de grupo; vídeo educativo; palestra com profissionais da área; palestra com candidatos, receptores e familiares; websites; folder explicativo; peça de teatro; intervenção realizada por professores em sala de aula; fábulas; criação de desenhos e premiações. Observou-se uma repetição seriada de 36 vezes, dentro de salas de aulas de sete países diferentes. Os resultados sugerem os benefícios de investir na educação do grupo investigado, no intuito de conscientizar escolares acerca da temática, para favorecer a ampliação das conversações na sociedade e a eventual tomada de decisão em aceitar, ou não, a doação.

Biografia do Autor

Carlos Alexandre Curylofo Corsi, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP.

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Claretiano, Batatais. Mestre em Ciências da Saúde pelo Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (DEPCH-EERP-USP). Na Área de Educação para a Saúde e Formação de Recursos Humanos, desenvolvendo pesquisas em "Educação para Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos Humanos". Atualmente é Docente nas áreas de Saúde e Meio Ambiente no Senac - São Paulo e Técnico em Banco de Tecidos Humanos no Banco de Tecidos Musculoesqueléticos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP). Membro do grupo "Comissão Intra-hospitalar para Transplante de Órgãos e Tecidos do HCFMRP-USP" e também colaborador no grupo de pesquisa da "Bioética e Administração: Ensino e Assistência à Saúde (USP-SP), relacionados à temática da Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos para Transplante.

Elton Carlos Almeida, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP.

Pós-doutorando no Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP. Doutor e Mestre em Ciências pelo Departamento de Enfermagem Psiquiátrica da EERP-USP. Graduado em Enfermagem - Universidade Paranaense - UNIPAR - Campus Sede (Umuarama - PR). 

Sônia Maria Villela Bueno, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP.

Professora Associada Nível 03. Graduação em Pedagogia com Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Moura Lacerda. Especialista em Psicologia, Complementação Curricular em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Mestre em Sociologia e Psicologia da Educação pela Universidade de Sorbonne - Paris, Mestre em Enfermagem pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo.

Manoel Antônio dos Santos, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Graduação em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Mestre e Doutor em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Livre Docência pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

20-11-2020

Como Citar

Corsi, C. A. C., Almeida, E. C., Bueno, S. M. V., & Santos, M. A. dos. (2020). MAPEAMENTO DAS ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS PARA ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO QUANTO AO PROCESSO DE DOAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS E TECIDOS HUMANOS: REVISÃO INTEGRATIVA. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 24(3). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v24i3.2020.7426

Edição

Seção

Artigo de Revisão