PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E CONHECIMENTO DE GESTANTES SOBRE ALEITAMENTO MATERNO EM UM MUNICÍPIO DO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

  • Karina Rodrigues de Sousa Barros Universidade Aberta do Brasil
  • Patrícia Soares Pereira de Andrade Universidade Aberta do Brasil
  • Jéssica Pereira dos Santos Fundação Oswaldo Cruz - Piauí
  • Kerla Joeline Lima Monteiro Fundação Oswaldo Cruz - Piauí
  • Ranieri Flávio Viana de Sousa Fundação Oswaldo Cruz - Piauí
  • Elaine Ferreira do Nascimento Fundação Oswaldo Cruz - Piauí
  • Polyanna Araújo ALves Bacelar Fundação Oswaldo Cruz - Piauí

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v25i1.2021.7558

Resumo

O aleitamento materno exclusivo (AME) propicia saúde ao recém-nascido e à mulher, fortalece o vínculo mãe e filho e leva à redução na mortalidade infantil. O objetivo foi identificar o perfil e os conhecimentos sobre aleitamento materno de gestantes atendidas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante o pré-natal, no município de Gilbués, Piauí, Brasil. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa coletada por meio de um questionário sobre características sociodemográficas e conhecimentos em relação ao aleitamento materno. O estudo foi realizado em 40 gestantes nas UBS dos bairros São José e Santo Antônio. Destas, 75% estavam na segunda gestação ou mais e 47,5% no segundo trimestre gestacional.  A maioria apresentou idade entre 18 e 30 anos, eram solteiras, possuíam apenas o ensino fundamental, não exerciam atividade profissional e possuíam renda familiar de até um salário mínimo. Quanto aos conhecimentos sobre aleitamento materno, houve orientação no pré-natal, porém com pouca incorporação acerca dos benefícios que o AME também pode proporcionar à mãe. Apontou-se ainda as dúvidas e/ou inseguranças das gestantes sobre amamentação. As atividades de educação em saúde no pré-natal são fundamentais para a saúde da criança e da mulher promovendo estratégias de promoção, apoio e incentivo ao aleitamento materno. 

Biografia do Autor

Karina Rodrigues de Sousa Barros, Universidade Aberta do Brasil

Bióloga pela Universidade Aberta do Brasil, Gilbués.

Patrícia Soares Pereira de Andrade, Universidade Aberta do Brasil

Bióloga pela Universidade Aberta do Brasil, Gilbués.

Jéssica Pereira dos Santos, Fundação Oswaldo Cruz - Piauí

Bióloga. Doutoranda em Medicina Tropical (IOC/FIOCRUZ) e equipe de pesquisa do Escritório Regional da FIOCRUZ Piauí, Teresina, PI.

Kerla Joeline Lima Monteiro, Fundação Oswaldo Cruz - Piauí

Veterinária.Doutora em Medicina Tropical (IOC/FIOCRUZ) eequipe de pesquisa do Escritório Regional da FIOCRUZ Piauí, Teresina, PI.

Ranieri Flávio Viana de Sousa, Fundação Oswaldo Cruz - Piauí

Biomédico. Mestrando em Medicina Tropical (IOC/FIOCRUZ) e equipe de pesquisa do Escritório Regional da FIOCRUZ Piauí, Teresina, PI.

Elaine Ferreira do Nascimento, Fundação Oswaldo Cruz - Piauí

Assistente Social. Pesquisadora doutora do Escritório Regional da FIOCRUZ Piauí, Teresina, PI.

Polyanna Araújo ALves Bacelar, Fundação Oswaldo Cruz - Piauí

Bióloga. Doutoranda em Medicina Tropical (IOC/FIOCRUZ) e equipe de pesquisa do Escritório Regional da FIOCRUZ Piauí, Teresina, PI.

Downloads

Publicado

15-03-2021

Como Citar

Barros, K. R. de S., Andrade, P. S. P. de, Santos, J. P. dos, Monteiro, K. J. L., Sousa, R. F. V. de, Nascimento, E. F. do, & Bacelar, P. A. A. (2021). PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E CONHECIMENTO DE GESTANTES SOBRE ALEITAMENTO MATERNO EM UM MUNICÍPIO DO NORDESTE BRASILEIRO. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 25(1). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v25i1.2021.7558

Edição

Seção

Artigo Original