GRUPO DE TRABALHO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DE ADOLESCENTES: Um relato de experiência numa unidade de saúde da família

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v25i2.2021.8035

Resumo

 

 RESUMO:

 

A adolescência é considerada um rito de passagem da fase infantil para a adulta. Nessa fase muitos hábitos e atitudes sofrerão variações na idade adulta, tornando-se mais difíceis de serem contornados. Para transformar essa realidade, faz-se necessário implementar estratégias educativas que por meio da supervisão de profissionais facilitem os adolescentes a expressarem sentimentos, trocarem experiências, proporcionando atitudes de respeito e reflexão sobre os temas abordados. O artigo trata-se de um relato de experiência acerca da atuação das residentes participantes da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UNEB com um GT de adolescentes na USF Professor Humberto Castro Lima, localizada no bairro de Pernambués, Salvador-Ba, no ano de 2018. As ações realizadas no grupo tiveram como objetivo, incentivar o autoconhecimento, protagonismo, desenvolvimento pessoal, social, coletivo e reflexão do processo saúde/doença. Como resultados podemos destacar a contribuição do grupo para a promoção da saúde dos jovens, a construção do vínculo entres os adolescentes com a unidade, a contribuição para o protagonismo no processo ensino-aprendizagem e a sensibilização dos adolescentes para a adoção de práticas preventivas. Conclui-se que a implementação de práticas educativas de caráter participativo, reflexivo, dialógico, dinâmico e problematizador, se tornam cada vez mais necessárias. Pôde-se perceber a potencialidade dessa estratégia que transcende o modelo biomédico, visando à atenção integral do sujeito, bem como o atendimento às demandas e necessidades dos usuários através da escuta, da construção conjunta do conhecimento, de modo que esses possam ser participativos no processo de mudança de atitudes diante do cuidado com a saúde.

 

Biografia do Autor

Leidiane Silva Lima, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade Dom Pedro II (2015). Realizou curso de extensão em Unidade de Clínica Médica e Clínica Cirúrgica Adulto pelas Obras Sociais Irmã Dulce (2016). Foi monitora de Cálculo de Medicação Adulto e Pediátrico nas Obras Sociais Irmã Dulce (2016). Trabalhou como enfermeira residente na Unidade Saúde da Família (USF) Humberto Castro Lima pela Universidade do Estado da Bahia (2018). No ano de 2019 trabalhou na Diretoria de Atenção Básica (DAB) desenvolvendo atividades da Coordenação de Apoio e Desenvolvimento da Atenção Básica (COAD), responsável pelo acompanhamento dos processos de gestão regional e municipal da Atenção Básica, por meio do Apoio Institucional. Atualmente está trabalhando na Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP). Atua principalmente nos seguintes temas: criança hospitalizada, ludoterapia e hospitalização, humanização, grupos de trabalho com adolescentes.

Silvana Lima Guimarães França, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Medicina e Saúde (PPgMS – UFBA), Docente do Departamento Ciências da Vida – Área de Saúde Coletiva – UNEB.

Downloads

Publicado

07-06-2021

Como Citar

Lima, L. S., & França, S. L. G. (2021). GRUPO DE TRABALHO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DE ADOLESCENTES: Um relato de experiência numa unidade de saúde da família. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 25(2). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v25i2.2021.8035

Edição

Seção

Relato de Experiência