INDICADORES DE SAÚDE EM USUÁRIOS DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA CIDADE DE SANTARÉM, PARÁ, BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v25i1.2021.8099

Resumo

Introdução: Usuários do sistema de saúde com doenças crônicas não transmissíveis devem estar em acompanhamento constante para evitar complicações em seu estado de saúde. Objetivo: Associar a presença da diabetes (DM) e da hipertensão (HAS) com os indicadores laboratoriais de saúde de usuários de uma unidade básica de saúde. Métodos: A amostra foi de 231 usuários de uma unidade básica de saúde da cidade de Santarém-PA, maiores de idade, que foram agrupados em pacientes com DM/HAS (DM/HAS; n=144), e com ausência destas doenças (AUS; n=87). As coletas envolveram informações socioeconômicas, clínicas e laboratoriais. Os dados foram tratados com estatística descritiva e inferencial, adotando-se p<0.05. Resultados: Tanto no DM/HAS como no AUS predominou o sexo feminino, estado civil casado, com vínculo empregatício, cor de pele parda, com 4-7 anos de estudo, renda de 1-2 salários, não tabagistas, não etilista e faixa etária de 38-77 anos. A HAS foi a doença mais presente de forma geral, bem como por sexo. Identificou-se no DM/HAS valores menores para a taxa de filtração glomerular (TFG) e maiores valores para a glicemia, triglicerídeos, colesterol total, LDL-c e não HDL-c. Conclusão: De acordo com a proposta desenvolvida, destaca-se que os usuários com DM/HAS apresentam associação positiva para valores alterados de glicemia, colesterol total, não HDL-c, triglicerídeos, TFG e para a presença da síndrome metabólica e risco cardiovascular moderado/alto.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Gouvêa-e-Silva, Universidade Federal de Jataí. Jataí. Goiás. Brasil.

Doutor em Doenças Tropicais pela Universidade Federal do Pará (2014), Mestre em Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia (2006), Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (2002). Atualmente é Professor Efetivo (Adjunto) da Universidade Federal de Jataí, em Jataí - GO. Faz parte do quadro docente do Laboratório de Anatomia Humana e Comparada (Anatomia Humana e Neuroanatomia Funcional). Na área de pesquisa é líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Morfofuncional na Saúde e Doença - GEPEMSAD, atua nas linhas envolvendo as doenças crônicas não transmissíveis e infecções, bem como, propostas terapêuticas para a saúde humana.

Downloads

Publicado

15-03-2021

Como Citar

Sales, N. J. F., Morais, C. G., Blandes, A. I. da S., Takanashi, S. Y. L., Simplício, I. de O. B., Saatkamp, C. J., & Gouvêa-e-Silva, L. F. (2021). INDICADORES DE SAÚDE EM USUÁRIOS DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA CIDADE DE SANTARÉM, PARÁ, BRASIL. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 25(1). https://doi.org/10.25110/arqsaude.v25i1.2021.8099

Edição

Seção

Artigo Original