MEDIÇÕES MORFOMÉTRICAS APLICADAS NA AVALIAÇÃO DO PESO CORPORAL DE PIRARUCUS (Arapaima gigas)

Autores

  • Pedro Soares de Lima Sobrinho Universidade Federal da Paraíba
  • Veruska Dilyanne Silva Gomes Universidade Federal da Paraíba
  • Alda Lúcia de Lima Amâncio Universidade Federal da Paraíba
  • José Jordão Filho Universidade Federal da Paraíba
  • Cácio Ribeiro Cavalcanti Universidade Federal de Campina Grande
  • Manuel Rosa da Silva Neto Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqvet.v23i1cont.2020.7105

Resumo

Estudos morfométricos são amplamente utilizados em espécies terrestres de grande porte. O pirarucu é uma espécie de peixe carnívoro de rápido crescimento alcançando 10 kg durante seu primeiro ano de vida em ambiente de cultivo. Objetivou-se avaliar correlações entre peso e medidas corporais de pirarucus visando elaborar equações para estimar o peso desses, por meio da coleta de medidas morfométricas. Como também comparar a concentração de glicose sanguínea de acordo com o peso. Foram avaliados 16 exemplares com pesos médios variando entre 23,58 e 52,87kg. De cada animal foram obtidos o peso (kg), comprimento total (cm), comprimento padrão (cm), comprimento da cabeça (cm), diâmetro ao final da cabeça (cm), diâmetro mediano (cm), diâmetro anterior nadadeira anal (cm), altura (cm), largura (cm) e glicose sanguínea (dm/L). Foi observada correlação positiva entre todas as variáveis. A mais alta correlação foi obtida ao relacionar o peso e o comprimento total, no entanto, dentre as correlações mais fortes, foram selecionadas o peso x diâmetro médio (r = 0,9669, p< 0,01) e peso x diâmetro anterior a nadadeira anal (r = 0,9671, p< 0,01) para ser submetidas à análise de regressão polinomial devido a maior facilidade de mensuração durante a contenção do animal, levando em consideração o seu porte elevado. Deste modo, conclui-se que foi possível estimar o peso por meio de equações de regressão utilizando o diâmetro mediano (y=0,577x + 57,669, r2 = 0,93) e diâmetro anterior à nadadeira anal (y=0,7253x + 42,518, r2 = 0,93). A glicose sanguínea diminuiu com o aumento do peso dos pirarucus.

Biografia do Autor

Pedro Soares de Lima Sobrinho, Universidade Federal da Paraíba

Licenciado em Ciências Agrárias, Centro De Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCHSA/UFPB).

Veruska Dilyanne Silva Gomes, Universidade Federal da Paraíba

Zootecnista, Doutora em Zootecnia

Alda Lúcia de Lima Amâncio, Universidade Federal da Paraíba

Professor(a) Doutor(a) do Centro De Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCHSA/UFPB).

José Jordão Filho, Universidade Federal da Paraíba

Professor(a) Doutor(a) do Centro De Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCHSA/UFPB).

Cácio Ribeiro Cavalcanti, Universidade Federal de Campina Grande

Zootecnista, Doutorando em Engenharia Agrícola – Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Manuel Rosa da Silva Neto, Universidade Federal da Paraíba

Biólogo, Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Downloads

Publicado

15-10-2020

Como Citar

Lima Sobrinho, P. S. de, Silva Gomes, V. D., Amâncio, A. L. de L., Jordão Filho, J., Cavalcanti, C. R., & Silva Neto, M. R. da. (2020). MEDIÇÕES MORFOMÉTRICAS APLICADAS NA AVALIAÇÃO DO PESO CORPORAL DE PIRARUCUS (Arapaima gigas). Arquivos De Ciências Veterinárias E Zoologia Da UNIPAR, 23(1cont). https://doi.org/10.25110/arqvet.v23i1cont.2020.7105

Edição

Seção

Artigo Original