PIONEFROSE UNILATERAL EM CÃO - RELATO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqvet.v23i2cont.2020.7958

Resumo

A pionefrose consiste em uma hidronefrose contaminada, associada à destruição do parênquima renal. Tem como causas o bloqueio ureteral ou uretral por urólitos, inflamação crônica, neoplasia e ureter ectópico, seguidos de contaminação. O diagnóstico é realizado através de exames de imagem, principalmente a ultrassonografia e também através de urinálise e urocultura. Em casos avançados o tratamento preconizado é a nefrectomia. O presente trabalho tem como objetivo relatar um caso de um cão com suspeita inicial de hidronefrose. O paciente passou por nefrectomia, no pós-operatório observou-se melhora do seu quadro clínico, porém permanecendo a anemia. O diagnóstico definitivo, realizado por exame histopatológico, revelou pionefrose, entretanto sua causa não foi estabelecida.

Biografia do Autor

Geovanna Santana Benedito, Universidade Estadual de Londrina

Médica Veterinária formada pela Universidade Estadual de Maringá, Residência em clínica médica de animais de companhia pela Universidade Estadual de Londrina, atualmente é Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

25-11-2020

Como Citar

Benedito, G. S., Conti, J. B. D., Pereira Junior, O. C. M., & Marcusso, P. F. (2020). PIONEFROSE UNILATERAL EM CÃO - RELATO DE CASO. Arquivos De Ciências Veterinárias E Zoologia Da UNIPAR, 23(2cont). https://doi.org/10.25110/arqvet.v23i2cont.2020.7958

Edição

Seção

Relato de Caso