EFICÁCIA DA POMADA DE BARBATIMÃO (Stryphnodendron barbatiman) NA CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS CUTÂNEAS IATROGÊNICAS EM GATAS

Autores

  • Suelen Keity Fagundes FPM
  • Junior Reis FPM
  • Hugo Chistiano Soares Melo FPM
  • Saulo Gonçalves Pereira FPM FCJP UFU
  • Driele Schneidereit Sant’Ana FPM

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqvet.v23i2cont.2020.8206

Resumo

O aumento de animais domésticos tem se tornado constante e a forma mais eficaz para seu controle populacional é a castração. O tratamento de feridas cirúrgicas pode ser demorado ou ineficaz em pacientes com fatores predisponentes que desfavoreçam a cicatrização, como os idosos, diabéticos, obesos, desnutridos, e que apresentam processos infecciosos. Devido ao assunto, a busca por técnicas inovadoras e eficazes que favoreçam o processo cicatricial, impulsiona uma série de estudos científicos em todo o mundo. Diante disso pode-se utilizar a fitoterapia, a ciência na qual se proporciona o bem-estar animal e trata as enfermidades por meio das plantas medicinais, vem cada vez mais sendo usada, estimulando as defesas naturais do organismo do animal, tornando-se uma das melhores opções de tratamento não-agressivo. Assim neste trabalho foi utilizado a pomada manipulada a base de barbatimão nas porcentagens de 2,5% e 10% e placebo em gatas, para cicatrização de ferida cirúrgica pós-operatório. Foram utilizadas no presente trabalho nove gatas hígidas, com a mesma média de idade, peso e escore corporal, divididas em três grupos com três gatas cada (G1, G2 e Grupo C). Todas as fêmeas passaram pelo procedimento de ovariohisterectomia. No pós-operatório, cada grupo recebeu um tipo de tratamento: o Grupo 1 foi tratado com pomada manipulada a base de barbatimão na concentração de 2,5%, enquanto o Grupo 02 fez uso da pomada manipulada na concentração 10% e o Grupo C recebeu a pomada de placebo.

Biografia do Autor

Suelen Keity Fagundes, FPM

Graduada em Medicina Veterinária FPM 2019

Junior Reis, FPM

Graduado em Medicina Veterinária UFU 2000

Hugo Chistiano Soares Melo, FPM

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2000), mestre em Genética e Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia (2003) e doutor em Genética e Bioquimica pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Atualmente é professor da Faculdade Patos de Minas, em Patos de Minas - MG, ocupando as cadeiras de genética e bioquímica. É coordenador do comitê de ética em pesquisa com seres humanos (CEP/FPM) e editor chefe da Revista Psicologia e Saúde em Debate. Tem experiência na área de Bioquímica, Neurociências e Genética básica, atuando principalmente nos seguintes temas: bioquímica do metabolismo, ATPases, bioquímica do exercício e neuroquímica e neurociências do comportamento, principalmente em relação ao sono, alimentação, obesidade, atividade física e Políticas e Práticas em Promoção Psicossocial.

Saulo Gonçalves Pereira, FPM FCJP UFU

É graduado em Ciências Biológicas Bacharel/Licenciatura - Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM - UEMG) e graduando em Pedagogia (UNICESUMAR), Doutor em Saúde Animal no programa de Ciências Veterinárias (morfologia) da UFU; Mestre em Ciências Veterinárias na área de concentração - Saúde Animal (UFU) . Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior pela (FPM), especialista em Gestão Ambiental (CRBio 04). É Consultor Ambiental, Professor Universitário (graduação e pós-graduação) e educação básica. Tem experiência na área de Morfologia e Ecologia de grandes mamíferos (ênfase em lobo-guará e anta), Gestão e Educação Ambiental, além de experiência na área da Educação e Docência. Integra o LAPAS - UFU, é membro do Comitê de Ética e Pesquisa da FPM e da Comissão de Ética no Uso de Animais -FPM.

Driele Schneidereit Sant’Ana, FPM

Médica Veterinária, Mestra em Ciências Veterinárias Faculdade Patos de Minas,

Downloads

Publicado

27-11-2020

Como Citar

Fagundes, S. K., Reis, J., Melo, H. C. S., Pereira, S. G., & Sant’Ana, D. S. (2020). EFICÁCIA DA POMADA DE BARBATIMÃO (Stryphnodendron barbatiman) NA CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS CUTÂNEAS IATROGÊNICAS EM GATAS. Arquivos De Ciências Veterinárias E Zoologia Da UNIPAR, 23(2cont). https://doi.org/10.25110/arqvet.v23i2cont.2020.8206

Edição

Seção

Artigo Original