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Diretrizes para Autores

Normas de submissão de artigos para a AKRÓPOLIS: Revista de Ciências Humanas da UNIPAR.

OBJETIVOS

A AKRÓPOLIS Revista de Ciências Humanas da UNIPAR publica trabalhos inéditos de diversas áreas das Ciências Humanas, tais como Filosofia, Sociologia, Antropologia, Arqueologia, História e Geografia.

I) APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

1) Os originais devem ser digitados em Word for Windows, fonte Time New Roman, corpo 12, espaço 1,5, em folha tamanho A4, com margens de 2,0cm.
2) Os trabalhos podem ser submetidos em português, espanhol e inglês, devendo apresentar o título, o resumo e as palavras-chave, obrigatoriamente, nessas três línguas (Título, Title e Título; Resumo, Abstract e Resumen; Palavras-chave, Keywords e Palabras clave), com o objetivo de permitir a divulgação dos trabalhos em indexadores e base de dados estrangeiros.
3) Em uma página à parte deve constar o título do trabalho, o nome completo dos autores (sem abreviações), a formação, o vínculo institucional, o cargo ou função que desempenham, endereço para correspondência e e-mail.
4) Na primeira página do artigo deve constar o título completo do trabalho, o resumo e as palavras-chave, (português, inglês e espanhol), omitindo-se o(s) nome(s) do(s) autor(es).
5) As figuras devem ser numeradas sequencialmente, assim como quadros e tabelas, e devem ser apresentadas no corpo do texto. Toda figura, quadro e tabela deve ter título, colocado acima de figura, quadro e tabela. Todos os materiais gráficos devem apresentar resolução mínima de 300 dpi, com extensão jpg. Figuras coloridas serão custeadas pelos autores.
6) As notas de rodapé só devem ser utilizadas quando estritamente necessárias.
7) Os autores devem indicar o órgão financiador da pesquisa, se houver, e se o projeto passou por Comitê de Ética da área, com cópia do certificado de aprovação.

II) NORMAS EDITORIAIS

1) Todas as colaborações devem ser enviadas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista – SEER, endereço: http://www.revistas.unipar.br/index.php/akropolis
2) Os originais serão submetidos à aprovação de consultores nos temas tratados, sem a identificação de autoria. O processo de seleção de artigos envolve avaliação de especialistas ad hoc e do Comitê Editorial, que deverá selecionar os títulos a serem publicados.
3) Deve ser encaminhada, junto ao original, uma carta de submissão assinada por todos os autores do trabalho, indicando a ordem de apresentação dos nomes.
4) Os originais serão aceitos em língua portuguesa, em língua espanhola ou em língua inglesa.
5) A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
6) Os autores assumem a responsabilidade sobre as informações e dados apresentados no manuscrito. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da AKRÓPOLIS: Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa do Conselho Editorial da revista. Os originais não serão devolvidos aos autores.
7) Cada autor receberá um exemplar da revista.
8) As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
9) A revista classificará as colaborações de acordo com as seguintes seções:
9.1) Artigos de pesquisa, resultantes de pesquisa e estudos concluídos, estruturados em Título (Title e Título), Resumo (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Keywords e Palabras clave), Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Discussão (que podem estar combinados); Agradecimentos (se houver) e Referências, com, no máximo, 20 páginas.
9.2) Artigos de revisão, resultantes de pesquisa bibliográfica com análise crítica sobre determinado tema, estruturados em Título (Title e Título), Resumo (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Keywords e Palabras clave); Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais; Referências, com, no máximo, 30 páginas.
9.3) Relatos de experiência, resultante de experiência individual ou coletiva de proposta de intervenção, relevante na área de Ciências Humanas, estruturados em Título (Title e Título), Resumo (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Keywords e Palabras clave), Introdução, Objetivos, Relato indicando com precisão as condições de realização do trabalho, Discussão; Referências, com, no máximo, 15 páginas.
9.4) Resenhas de publicações nacionais recentes ou publicações estrangeiras, devendo ser apresentada a referência completa da obra, com, no máximo, quatro páginas.
9.5) Resumos (Abstracts e Resumen) de dissertações e teses, ressaltando objetivo, metodologia, breve discussão dos resultados e conclusão do trabalho, com, no máximo, uma página.

III) CITAÇÕES

O sobrenome do autor fora de parênteses deve ser escrito com a primeira letra maiúscula e o restante em minúscula e, dentro de parênteses deve ser todo em letras maiúsculas.
As citações no texto devem ser feitas pelo sistema autor-data (NBR 10520 – ago. 2002). As citações diretas devem vir entre aspas e acrescido o número da página. Citações com mais de três linhas devem apresentar recuo de 4 cm, letra menor que o texto, sem aspas. Em citações de citações deve ser utilizada a palavra apud, e a obra original a que o autor consultado está se referindo deve vir em nota de rodapé.
Exemplos
1) Citação direta
Segundo Carvalho e Silva (1996, p. 68) “ler para aprender, no entanto, é tarefa complexa” e, ao contrário do que pensam muitos professores do ensino superior, cabe a esse nível de ensino a tarefa de melhorar a competência em leitura.
2) Citação direta com mais de três linhas
A discussão sobre a relação educação-meio ambiente contextualiza-se em um cenário atual de crise nas diferentes dimensões, econômica, política, cultural, social, ética e ambiental (em seu sentido biofísico). Em particular, essa discussão passa pela percepção generalizada, em todo o mundo, sobre a gravidade da crise ambiental que se manifesta tanto local quanto globalmente. (GUIMARÃES, 2000, p.15)
3) Citação indireta
Segundo Fusari et al. (1990), a alteração transformou o curso Normal em Habilitação Profissionalizante ao Magistério e trouxe importantes conseqüências para a formação de professores.
4) Citação de citação.
A linguagem só pode ser analisada em seu vínculo com a vida e história (BAKHTIN apud FREITAS, 2005)

IV) REFERÊNCIAS

As referências citadas devem ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, segundo a norma NBR 6023 (ago. 2002)

Exemplos
Livro:
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. 99 p.

Mais de três autores:
FUSARI, J. C. et al. O professor de primeiro grau: trabalho e formação. São Paulo: Loyola, 1990. 85 p.
Capítulo de livro:
MANZANO, M. A.; DINIZ, R. E. S. A temática ambiental nas séries iniciais do ensino fundamental. In: NARDI, R.; BASTOS, F.; DINIZ, R. E. S. Pesquisa em ensino de ciências: contribuições para a formação do professor. São Paulo: Escrituras, 2004. p.153-172.

Artigo de periódico:
FREITAS, M. T. A. Sites construídos por adolescentes: novos espaços de leitura/escrita e subjetivação. Cad. Cedes, v. 25, n. 65, p. 87-101, jan./abr./2005.

Monografia, Dissertação ou Tese:
CAMPOS, M. F. C. Educação ambiental e paradigmas de interpretação da realidade: tendências reveladas. 2000. 389 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Campinas, Campinas, 2000.

Trabalho apresentado em evento:
LOPES, A. C.; GOMES, M. M.; LIMA, I. D. S. Diferentes contextos na área de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias dos parâmetros curriculares nacionais do Ensino Médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 3., 2001, Atibaia, Anais... Atibaia: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2001. CD-ROM.

ESTRADA, A. A. Cultura e educação: novas perspectivas sobre a organização escolar. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E FÓRUM DE PESQUISA, 1., 2002, Umuarama, Anais... Umuarama: Universidade Paranaense, 2002.

Periódico on-line:
AZANHA, J. M. P. Parâmetros curriculares nacionais e a autonomia da escola. International Studies on Law and Education, 2001. Disponível em: <http://www.hottopos.com/harvard3/zemar.htm>. Acesso em: 16 jun. 2002.

Documento jurídico:
BRASIL. Ministério da Educação. Propostas de diretrizes para a formação inicial de professores da educação básica em curso de nível superior. Brasília: MEC, 2000. 86 p.

PARANÁ. Lei complementar, no 103 de 15 de março de 2004. Institui e dispõe sobre o plano de carreira do professor da rede estadual de Educação Básica do Paraná. Diário Oficial do Estado do Paraná, Curitiba, n. 6687, 15 mar. 2004.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação em outra revista.
  2. Os arquivos para submissão estão em editor de texto Word for Windows ou RTF.
  3. Todos os endereços "URL" no texto (ex: http://www.unipar.br) estão ativos.
  4. O texto está com espaçamento 1.5, fonte Times New Roman, corpo 12; em página A4 com margens de 2 cm; empregado itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto.
  5. O texto segue os requisitos de formatação da revista segundo as Diretrizes para o Autor.
  6. O texto avaliado não apresenta o nome dos autores.
  7. O nome do autor foi removido em "Propriedades do documento", opção do menu "Arquivo" do MS Word.
  8. O endereço eletrônico (e-mail) informado pelo Autor está ativo.
 

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.