AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA CELULAR NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO DA PRÁTICA DOCENTE E SUA RELAÇÃO COM O EXAME VESTIBULAR UNICAMP

Autores

  • Julio Sergio Santos
  • Ângelo Luiz Cortelazzo

Palavras-chave:

Avaliação, Biologia celular, Aprendizagem e ensino

Resumo

Neste estudo analisam-se as avaliações que são empregadas pelos professores do Ensino Médio na disciplina de Biologia, quando é abordado o tópico sobre Biologia Celular, traçando um paralelo entre as avaliações realizadas e os conteúdos de outras avaliações de âmbito mais geral, com destaque para o Exame Vestibular da UNICAMP. Nas quatro escolas públicas selecionadas foi proposto um conjunto de questões aos professores. Este conjunto de questões mostrou a forma como o professor encara o processo de ensino e aprendizagem, e como a avaliação se insere nesse contexto. Tais questões corresponderam a dois instrumentos: o primeiro, entrevista, (com questões discursivas e abertas) a 15 professores de Biologia; e o segundo: entrevista (questionário tipo likert,) aplicado à 59 professores de várias disciplinas. O conjunto de questões, por meio de entrevista e observações demonstraram que existe uma estreita relação de influência entre os exames vestibulares da Unicamp, com os conteúdos e a forma de estabelecer o programa desenvolvido para as avaliações, Todavia, essa relação resumiu-se às características de classificação dos alunos e a extensão de conteúdos, os quais, em certas escolas, foram mais aprofundados que outras.

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Como Citar

Santos, J. S., & Cortelazzo, Ângelo L. (2011). AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA CELULAR NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO DA PRÁTICA DOCENTE E SUA RELAÇÃO COM O EXAME VESTIBULAR UNICAMP. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 10(1). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/3231

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa