Mapa conceitual: abordagem da aprendizagem significativa

Autores

  • André Estevam Jaques
  • Juliano Yasuo Oda
  • Célia Macorin Gomes

Resumo

As mudanças no contexto educacional, associadas a estratégias pedagógicas inovadoras, tornaram-se o grande desafi o da nova era educacional para o ensino-aprendizagem. É imprescindível que o professor lance mão de práticas pedagógicas que estimulem e incentivem nos educandos o pensamento críticorefl exivo, que resulte em ações transformadoras da realidade da sociedade na qual esteja inserido. O trabalho visou demonstrar o mapa conceitual como ferramenta pedagógica inovadora, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem. O mapa conceitual é uma representação gráfi ca da estrutura mental do conhecimento do indivíduo para a compreensão de novos conceitos e seus relacionamentos. O seu uso baseia-se nas premissas da aprendizagem signifi cativa, que potencializa condições para melhora do aprendizado, do pensamento e da elaboração de dinâmicas de estudo, contribuindo para a construção individual e colaborativa do conhecimento. O emprego desta estratégia pedagógica permite que o educando gerencie o seu ambiente de estudo, executando planejamentos, redação de relatórios, anotações com fi nalidade preparatória para as avaliações e integração dos conceitos estudados. Para os professores, contribui como metodologia de ensino de novos conteúdos, reforçando a compreensão das informações trabalhadas em sala de aula, verifi cando e avaliando a assimilação destes conteúdos por parte dos educandos. Concluímos que o uso dos mapas conceituais colabora para que as atividades em sala de aula ocorram de forma organizada, colaborativa e integrada, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem na construção do conhecimento crítico-reflexivo.

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Publicado

22-01-2008

Como Citar

Jaques, A. E., Oda, J. Y., & Gomes, C. M. (2008). Mapa conceitual: abordagem da aprendizagem significativa. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 7(1). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/580

Edição

Seção

Artigos de Revisão