SUPLEMENTAÇÃO DE PREBIÓTICO (MANANOLIGOSSACARÍDEO) NA DIETA DE DOIS GENÓTIPOS DE CODORNAS EM CRESCIMENTO

Autores

  • José Jordão Filho Professor Dr. do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), campus III da Universidade Federal da Paraíba.
  • José Humberto Vilar da Silva Professor Dr. do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), campus III da Universidade Federal da Paraíba.
  • Renato Andrade dos Santos Mestrado em Produção Animal, UFRN.
  • Veruska Dilyanne Silva Gomes Professora substituta Ma. do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), campus III da Universidade Federal da Paraíba.
  • Thiago de Sousa Melo Doutorado integrado em Zootecnia, PDIZ/CCA/UFPB.
  • José Mares Felix Mestrado em Tecnologia Agroalimentar, CCHSA/UFPB.
  • Janiele Ferreira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqvet.v20i3.6196

Resumo

O uso de antibióticos como aditivo melhorador de desempenho tem sido proibido pela possibilidade de favorecer o desenvolvimento de resistência bacteriana em humanos. Com isso, o objetivo da realização do trabalho foi avaliar o efeito da suplementação do prebiótico mananoligossacarídeo na alimentação de codornas japonesas e europeias em crescimento. Foram usadas 240 codornas de cada linhagem (Coturnix japonica e Coturnix coturnix) distribuídas em delineamento experimental inteiramente casualizado e arranjados em fatorial 2 x 4 (genótipos x níveis de suplementação de prebiótico) e seis repetições de dez aves. As codornas foram alimentadas com ração basal suplementadas com 0,0; 0,05; 0,10 e 0,15% de mananoligossacarídeo em substituição ao inerte. Não houve efeito de interação para nenhuma das variáveis avaliadas (P>0,05). Os níveis de suplementação do prebiótico não afetaram o desempenho e as características de carcaça (P>0,05) das codornas. O consumo de ração não foi alterado entre os genótipos (P>0,05), por outro lado, as codornas europeias apresentaram maior ganho de peso e melhor valor de conversão alimentar (P?0,05) que as codornas japonesas. Os genótipos comerciais de codornas diferiram nas características de carcaça (P?0,05). Recomenda-se formular rações sem suplementação do prebiótico mananoligossacarídeo para codornas japonesas e europeias de 21 a 42 dias de idade em ambiente considerando limpo.

Downloads

Publicado

23-11-2017

Como Citar

Jordão Filho, J., Vilar da Silva, J. H., Santos, R. A. dos, Silva Gomes, V. D., Melo, T. de S., Felix, J. M., & Silva, J. F. da. (2017). SUPLEMENTAÇÃO DE PREBIÓTICO (MANANOLIGOSSACARÍDEO) NA DIETA DE DOIS GENÓTIPOS DE CODORNAS EM CRESCIMENTO. Arquivos De Ciências Veterinárias E Zoologia Da UNIPAR, 20(3). https://doi.org/10.25110/arqvet.v20i3.6196

Edição

Seção

Artigo Original