Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

As submissões que não estiverem em conformidade com a referida Norma serão devolvidas aos autores para devidas adequações.

 

TAXA DE PUBLICAÇÃO:

R$300,00

Depósito em nome de:

Associação Paranaense de Ensino e Cultura

CNPJ: 75.517.151.0001-10

Banco Itaú

Agência: 0997

Conta corrente: 00602-8

Chave PIX: 75.517.151.0001-10

Obs.: O pagamento só deverá ser realizado após a aprovação do conselho editorial informando que o trabalho está apto para ser publicado.

- Posteriormente O comprovante de depósito deverá ser digitalizado e anexado no sistema como documento suplementar.

- Encaminhar via e-mail para: arqvet@unipar.br, com o ID do seu artigo e título do artigo como o assunto do e-mail e anexar o comprovante de pagamento e artigo em Word com as correções solicitadas pelo corpo editorial.

No ato da submissão o(s) autor(es) deverá(ão) preencher uma Declaração de Cessão de Direitos Autorais (download) disponibilizada no sistema eletrônico da revista.

 

Declaração de autoria: Item obrigatório para a publicação do artigo

https://revistas.unipar.br/unipar-download/veterinaria_aceite.docx

Template:

https://revistas.unipar.br/unipar-download/veterinaria_template.docx

 

Normas de submissão de artigos para a Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da UNIPAR

 OBJETIVOS

A Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da Unipar é um periódico científico editado pela Universidade Paranaense, Umuarama, Paraná, Brasil, destinado a publicar trabalhos de pesquisa inéditos, que representem contribuição significativa para o conhecimento científico nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia e Zoologia.

- Quantidade máxima de autores (8 autores);

- Quantidade máxima de páginas (20 páginas, incluindo referências);

 

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

Esse periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY 4.0

https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR

 

Serão aceitos artigos para publicação nas seguintes categorias:

ARTIGO ORIGINAL (originado de trabalho experimental ou pesquisa de campo) deverá conter:

Título (Title e Título), Resumo com no máximo 250 palavras (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Keywords e Palabras clave); 2. Introdução; 3. Material e Métodos; 4. Resultados (este item pode conter, além de texto, tabelas, quadros e figuras); 5. Discussão ou Resultados e Discussão; 6. Conclusão; 7. Referências.

 

ARTIGO DE REVISÃO (levantamento bibliográfico com análise crítica sobre um assunto específico) deverá conter:

Título (Title e Título), Resumo com no máximo 250 palavras (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Keywords e Palabras clave); 2. Introdução; 3. Desenvolvimento; 4. Considerações Finais; 5. Referências.

 

RELATO DE CASO (apresentação de um caso ou resultado não planejado relevante, seguindo metodologia científica) deverá conter:

Título (Title e Título), Resumo com no máximo 250 palavras (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Keywords e Palabras clave); 2. Introdução; 3. Relato de Caso; 4. Discussão; 5. Conclusão; 6. Referências.

 

NOTA PRÉVIA (atividade ou opinião apresentado de forma sucinta para garantir originalidade e autoria) deverá conter:

Título (Title e Título), Resumo com no máximo 250 palavras (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Keywords e Palabras clave); 2. Introdução; 3. Comentários; 4. Referências.

 

COMUNICAÇÕES RÁPIDAS (SHORT COMMUNICATION) (uma forma concisa, mas com descrição completa de uma pesquisa pontual ou em andamento, sendo que o total de páginas não deverá exceder 10. Deverá conter:

Título (Title e Titulo), Resumo com no máximo 150 palavras (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Keywords e Palabras clave); 2. Introdução; 3. Material e Métodos; 4. Resultados; 5. Discussão; (ou Resultados e Discussão); 6. Conclusão; 7. Referências.

 

RESUMO DE TESE OU DISSERTAÇÃO deverá conter:

Título (Title e Título), Resumo com no máximo 250 palavras (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Keywords e Palabras clave);

 

RESENHA (de publicações nacionais recentes ou publicações estrangeiras) deverá conter:

Título (Title e Título), 2. Texto, 3. Referência completa da obra.

 

NOTA TÉCNICA (Refere-se às informações sobre técnica utilizadas e que apresentam resultados práticos. Deve conter os tópicos: Título (Português, Inglês e Espanhol); Palavras-chave; Keywords; Palabras clave; texto

 

I - NORMAS PARA SUBMISSÃO:

- Os artigos devem ser digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço duplo, em papel tamanho A4 e margens de 2,5 cm conforme (Template)

- Os artigos deverão ser enviados por meio do Open Journal Systems – OJS  (https://www.revistas.unipar.br/index.php/veterinaria/about/submissions).

- Os autores assumem a responsabilidade pelas informações e pelos dados apresentados no manuscrito. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da UNIPAR, ficando sua reprodução, total ou parcial, sujeita a autorização expressa do Conselho Editorial da revista. Os originais não serão devolvidos aos autores.

- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

- Trabalhos que envolvam experimentação animal deverão ser acompanhados do Certificado do Comitê de Ética da Instituição onde foi realizado.

- Os nomes dos autores deverão ser relacionados por extenso abaixo do título, os dados dos autores enviados, abaixo do título, conforme modelo: Nome completo, graduação mais alta, instituição (máximo duas, caso tenha mais de um vínculo), e-mail, ORCID (não obrigatório).

- Os originais serão submetidos à aprovação de consultores de cada área, sem a identificação de autoria. O processo de seleção de artigos envolve avaliação de especialistas do Conselho de Consultores e do Conselho Editorial, que deverá selecionar os títulos a serem publicados, reservando-se o direito de avaliar cada artigo, sugerir modificações para aprimorar o conteúdo, adotar modificações para aperfeiçoar a estrutura, clareza e redação do texto, bem como recusar artigo.

- Recomenda-se que 30% das referências sejam dos últimos cinco anos.

- A partir do dia 25 de março de 2019, os artigos submetidos e posteriormente aceitos para publicação serão publicados preferencialmente após tradução (para artigos na língua portuguesa) ou revisão (para artigos em inglês) por empresas credenciadas pela Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da Unipar e obrigatoriamente terão que apresentar o certificado de tradução pelas mesmas para seguir com a tramitação do artigo após o aceite.

- Empresas credenciadas: Bridge textos técnicos/Paulo Boschcov – bridge.textecn@gmail.com, atendimento@bridgetextos.com.br; Pontual traduções/ Maxel Gonçalves: max@pontualtraducoes.com.br; MVR Translation Services – Maud Rugeroni – tradutoramvr@gmail.com

 

II - CITAÇÕES (segundo a norma NBR 10520, 2002)

As citações dos autores no texto deverão ser feitas segundo a norma NBR 10520, da seguinte forma:

a) Citação de um autor. Ex. Segundo Araújo (2005),... ou.... (ARAÚJO, 2005).

b) Citação de dois autores. Ex. Segundo Khammar e Amirat (1996) ou (KHAMMAR; AMIRAT, 1996).

c) Citação de 3 autores: Ex. Silva, Souza e Medeiros (1999) ou (SILVA; SOUZA; MEDEIROS, 1999).

d) Citação de uma citação - utilizar somente quando for impossível o acesso ao documento original. No texto deve ser indicado o sobrenome do autor do documento original, seguido da expressão “apud”. Exemplos: Souza apud Silva et al. (1998) ou (SOUZA apud SILVA et al., 1998).

e) Mais de três autores: deve ser utilizada “et al.”, seguido do ano. Ex. Gonçalves et al. (2005) ou (GONÇALVES et al., 2005).

f) Internet – devem ser citados o autor e o ano. Ex. BRASIL, 2001.

 

III - MATERIAL DE PESQUISA

Os materiais usados nos procedimentos relatados no artigo devem ser listados em nota de rodapé, informando o local de aquisição.

Exemplo:

_______________

1 Ketalar, Ache Laboratórios Farmacêuticos, Guarulhos - SP.

2 Acepran 1,0%, Univet, Indústria Veterinária, São Paulo - SP.

3 Sulfato de Atropina 0,5 mg. Geyer Medicamentos, Porto Alegre - RS.

 

FIGURAS, TABELAS E QUADROS

a) Gráficos, desenhos e fotografias deverão ser citados como Figuras e numerados consecutivamente em algarismos arábicos (exemplo: Figura 2), na parte superior, juntamente com a legenda.

b) Todas as figuras devem apresentar resolução mínima de 300dpi, com extensão “jpg”.

c) Tabelas ou quadros deverão ser encabeçados pelo título e representados pela palavra Tabela ou Quadro, seguida do número em algarismos arábicos (exemplo: Tabela 3). Tabelas e quadros devem ser digitados em espaço 1, não excedendo uma página.

 

IV - REFERÊNCIAS / LITERATURE CITED / BIBLIOGRAFÍA

As REFERÊNCIAS deverão estar em ordem alfabética, e todos os autores citados no texto deverão ser listados. As referências deverão ser efetuadas conforme os exemplos abaixo, baseados nas Normas ABNT-NBR-6023, 2018. Sempre que existirem dúvidas, estas Normas deverão ser consultadas. Para trabalhos com até três autores, citar o nome de todos. Acima de três, citar o primeiro, seguido da expressão et al.

The LITERATURE CITED should be presented in alphabetical order, according to the following examples.

La bibliografía debe ser presentada en orden alfabético, según los ejemplos siguientes.

Artigos em periódicos / Articles in Journals / Artículos en periódicos:

DA SILVA, A. V.; LANGONI, H. Kinetics of serum antibody in Rattus norvegicus experimentally infected with genetically distinct strains of Toxoplasma gondii bradyzoites. Veterinária e Zootecnia, Botucatu, v. 12, n. 1, p. 69-76, 2005.

GONÇALVES, G. F. et al (agora em itálico). Fluxometria eco-power-doppler da artéria oftálmica externa em gatos (Felis catus, LINNAEUS, 1758). Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da UNIPAR, Umuarama, v. 8, n. 2, p. 117-124, 2005.

PACHALY, J. R. Efeitos farmacológicos do cloridrato de cetamina em medicina veterinária. Revista do Setor de Ciências Agrárias, Curitiba, v. 13, n. 1/2, p. 151-156, mar./jun. 1994.

Teses, dissertações e monografias / Thesis, dissertations and monographies / Tesis, disertaciones y monografías

CIFFONI, E. M. G. Cálculo de parâmetros fenotípicos e genotípicos para características de produção e reprodução de um rebanho caprino da raça Saanen, no Estado do Paraná. Curitiba, 1994. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Setor de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Paraná.

MARTINS, L. A. Participação de subpopulações de linfócitos, macrófagos e citocinas na infecção experimental por Mannheimia granulomatis. Botucatu, 2002. 115 f. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária – Clínica Veterinária ) - Universidade Estadual Paulista.

Circulares, mementos, bulas, etc. / Letters, mementos, prescriptions, etc. / Circulares, apuntes, bulas, etc.

NOVAES, A. P. Contenção farmacológica de animais com dardos. São Carlos, 1982. Circular Técnica, n. 1, EMBRAPA, 58 p. p. 5.

TYLENOL: paracetamol. Nilton Azevedo. São José dos Campos: CILAG Farmacêutica, 1998. Bula de remédio.

Anais ou resumos de congressos e outros eventos científicos / Annals or summaries from congresses and other scientific events / Anales o resúmenes de congresos y otros eventos científicos

DE SOUZA, L. et al. Estudo dos agentes etiológicos de otite externa em cães e sua sensibilidade a antimicrobianos. In: CONGRESSO ESTADUAL DE MEDICINA VETERINÁRIA, 17., 2006, Gramado. Anais[...] Porto Alegre: Sovergs, CD-ROM.

KHAMMAR, F.; AMIRAT, Z. Annual reproductive cycles in the endocrine activity of testis and ovary in some Algerian breeds of sheep and goats. In: INTERNATIONAL CONGRESS ON ANIMAL REPRODUCTION, 13, 1996, Sydney. Proceedings... Sydney: ISAR, 1996. v.2, p. 1-22.

PACHALY, J. R. Chemical restraint and anesthesia in the paca (Agouti paca - RODENTIA). In: WORLD VETERINARY CONGRESS, 24., 1991, Rio de Janeiro. Abstracts... Rio de Janeiro: SBMV, 1991. p. 196.

Livro / Books / Libro

CARTELLI, R. et al. Uso de antibióticos na odontologia veterinária. In: FERREIRA, F. M. Antibioticoterapia em pequenos animais. São Paulo: Ícone, 1997. p. 103-107.

FIALHO, S. A. G. Anestesiologia veterinária. São Paulo: Nobel, 1985. 208 p.

FOWLER, M. E. Restraint. In: ______. Zoo & wild animal medicine. 2. ed. Philadelphia: W. B. Saunders, 1986. p. 38-50.

Eletrônicas ON LINE / ONLINE / Electrónicas ON LINE

BRASIL, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Lista de grupos de pesquisa. Disponível em: http://www.cnpq.com.br/CNPQ/pesquisa.htm. Acesso em: 14 jun. 2001.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.