Madame Xavier, ou a “Senhora Cocaína”: Um Exame Sobre as Raízes Indiscretas da Literatura de Oswald de Andrade.
Resumo
Abordaremos, no âmbito da literatura de Oswald de Andrade, as esparsas referências crítico-bibliográ?cas que podem, de alguma maneira, servir-nos de subsídios para uma re?exão crítica sobre o herói sera?niano, com vistas para a Belle Époque. Esperamos, com isso, desvendar ecos de um substrato crítico-literário oswaldiano relacionados tanto à assimilação disfarçada quanto à recusa ideológica explícita de modelos literários estabelecidos. No paradigma da modernidade literária, o contraste entre novo/antigo será discutido tendo como perspectiva o proveito da imagem de João do Rio no âmbito da ?cção oswaldiana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.