Reflexões para uma Metodologia Eficaz na Formação Acadêmica.
Resumo
A disciplina Metodologia Cientí?ca é a principal chave que move a produção de novos saberes. Foi a partir desta realidade que se re?etiu a viabilização de uma proposta pedagógica para a disciplina, visando à sua e?cácia na formação acadêmica. Com este intuito, planos de ensino foram examinados, cuja análise se deteve no quesito concernente a sua organi ação didática. Constatou-se que a organicidade dos mesmos falhava por não responder às necessidades primárias do discente. Após um trabalho analítico e re?exivo veio a lume a proposta, de que a disciplina seja organizada para ser apresentada ao aluno de uma forma que lhe facilitasse satisfazer os seguintes quesitos: como apresentar cienti?camente um trabalho escolar, como abordar o tema e onde colher os dados. Concluiu-se também que a disciplina, sendo um instrumento que deve concorrer para um melhor aproveitamento no estudo, deve ser apresentada ao estudante no primeiro ano do curso, capacitando-o com o instrumental de produção de novos saberes.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.