Caio Prado Jr. e Oliveira Vianna: interpretações do Brasil e projetos políticos para a modernização brasileira
Resumo
O vigoroso (re)aparecimento dos intelectuais conhecidos como Intérpretes do Brasil, entre os anos de 1920/30, é a reafi rmação da “tradição” intelectual nacionalista brasileira que vem do XIX de, em momentos de rupturas e transformações na sociedade brasileira, explicar e inventar o Brasil, ao mesmo tempo em que faz propostas para a sua modernização. Neste artigo serão visitados dois deles que atuaram em lados opostos no campo intelectual e político: Caio Prado Jr. e Oliveira Vianna. Aqui serão discutidas a relação entre o aparecimento de ambos no cenário político-cultural e a conjuntura dos anos de 1920/40 e alguns aspectos importantes de suas obras que permitem, igualmente, perceber as questões político-sociais mais urgentes nos anos de 1920/40.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.