EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, AÇÃO EDUCATIVA EM MUSEU E ENSINO-APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA
Resumo
Em decorrência de revisionismo teórico-metodológico nas Ciências Humanas, da necessidade de reconhecimento e valorização de diferentes matrizes culturais formadoras da sociedade brasileira, entre outros aspectos do tempo presente, mostra-se relevante a realização de ações promotoras de uma educação patrimonial. Assim, com base em investigação bibliográfica, este trabalho discute conceitos como história, memória, patrimônio e educação patrimonial e propõe formas de utilização de museus como espaços de ensino-aprendizagem em História. Além disso, sugere possibilidades de trabalho, tendo em vista uma educação patrimonial materializada com o trabalho em parceria entre escola e museu, para que se possa estimular, nos alunos, o senso de preservação da memória social coletiva, como condição indispensável à construção de uma identidade nacional plural.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.