EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, AÇÃO EDUCATIVA EM MUSEU E ENSINO-APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA

Autores

  • Crislane Barbosa de Azevedo

Resumo

Em decorrência de revisionismo teórico-metodológico nas Ciências Humanas, da necessidade de reconhecimento e valorização de diferentes matrizes culturais formadoras da sociedade brasileira, entre outros aspectos do tempo presente, mostra-se relevante a realização de ações promotoras de uma educação patrimonial. Assim, com base em investigação bibliográfica, este trabalho discute conceitos como história, memória, patrimônio e educação patrimonial e propõe formas de utilização de museus como espaços de ensino-aprendizagem em História. Além disso, sugere possibilidades de trabalho, tendo em vista uma educação patrimonial materializada com o trabalho em parceria entre escola e museu, para que se possa estimular, nos alunos, o senso de preservação da memória social coletiva, como condição indispensável à construção de uma identidade nacional plural.

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Como Citar

AZEVEDO, Crislane Barbosa de. EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, AÇÃO EDUCATIVA EM MUSEU E ENSINO-APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 18, n. 4, 2011. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/3301. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos