O FENÔMENO PSICOSSOMÁTICO PELOS CONCEITOS DE PENSAMENTO OPERATÓRIO E ALEXITIMIA: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO PSICOTERAPÊUTICA

Autores

  • Fernanda Fagnani Soares Universidade Paranaense - UNIPAR
  • Raquel Fernanda Blazius
  • Victor Umberto Zadinello

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica realizada através de referências ligadas ao campo de estudo da psicossomática. Os objetivos desse trabalho serão relacionar o conceito de pensamento operatório desenvolvido por Pierre Marty com o conceito de Alexitimia segundo Peter Sifneos buscando explicar o fenômeno psicossomático e expor possibilidades de intervenção psicoterapêutica com esses pacientes psicossomáticos. Para isso, inicialmente busca-se conceituar psicossomática e expor a influência da psicanálise sobre ela. Em seguida apresentar brevemente os conceitos de pensamento operatório e alexitimia e as teorias que os embasam. Esses dois conceitos foram desenvolvidos em relação ao estudo da psicossomática. Ambos possuem semelhanças e compartilham principalmente a incapacidade de elaboração e simbolização psíquica e dificuldades de expressar emoções como características marcantes em seus portadores. Ambos os conceitos parecem terem sido influenciados pelo conceito de neurose atual de Freud, que já apontava para a falha de elaboração psíquica nas somatizações. Por fim, buscará manifestar possibilidades de intervenção psicoterapêutica com esses pacientes que possuem dificuldade de manifestar seus sentimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-07-2016

Como Citar

SOARES, Fernanda Fagnani; BLAZIUS, Raquel Fernanda; ZADINELLO, Victor Umberto. O FENÔMENO PSICOSSOMÁTICO PELOS CONCEITOS DE PENSAMENTO OPERATÓRIO E ALEXITIMIA: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO PSICOTERAPÊUTICA. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 2, 2016. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/5764. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)