O DIREITO AO ESPORTE E A EDUCAÇÃO FÍSICA NA DÉCADA DE 80: O ARTIGO 217 EM DEBATE
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v26i2.7102Resumo
O artigo tem por objetivo analisar em qual conjuntura da Educação Física brasileira foi instituído o Artigo nº 217, o qual versa sobre o direito ao desporto. Como essa lei modificou o paradigma de esporte vigente. Utiliza a referência do materialismo histórico e como procedimento de estudo a pesquisa bibliográfica e a análise documental (TUBINO, 1992; 1994; 1997) & (OLIVEIRA. 1986; 1994; 2010). Conclui-se que essa conjuntura contribuiu para reorganizar o pensamento esportivo brasileiro, pelo qual se passou a considerar uma dimensão mais humanizante do esporte em detrimento a uma dimensão de esporte de rendimento.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.