ANÁLISE DA APLICABILIDADE DOS PARÂMETROS BIOCLIMÁTICOS NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS RESIDENCIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/akropolis.v28i1.7429

Resumo

Este artigo trata, essencialmente, das questões bioclimáticas relacionadas ao desenvolvimento de projetos arquitetônicos residenciais. O objetivo do estudo foi verificar o nível de aplicabilidade dos parâmetros bioclimáticos, no desenvolvimento de projetos arquitetônicos pelos profissionais de arquitetura e engenharia do Sudoeste do Paraná e, além disso, identificar que critérios são empregados na ausência dos mesmos. De modo a poder identificar os procedimentos dos profissionais no desenvolvimento dos seus projetos, foram realizadas 17 entrevistas utilizando-se de questionário previamente elaborado. Os resultados obtidos indicaram forte desconhecimento dos profissionais no que se refere às questões bioclimáticas, uma vez que a maioria dos entrevistados desconhecia a região bioclimática onde os mesmos atuam.

Biografia do Autor

Adriana Kunen, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Adriana Kunen, Arquiteta e Urbanista pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense, unidade Francisco Beltrão-PR/BR. Atualmente cursando disciplinas no Instituto Politécnico de Bragança (IPB)-Portugal. 

Joana Ceni Davoglio, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó , mestre em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

31-08-2020

Como Citar

KUNEN, Adriana; DAVOGLIO, Joana Ceni. ANÁLISE DA APLICABILIDADE DOS PARÂMETROS BIOCLIMÁTICOS NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS RESIDENCIAIS. AKRÓPOLIS - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, [S. l.], v. 28, n. 1, 2020. DOI: 10.25110/akropolis.v28i1.7429. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/7429. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão