O MOVIMENTO SOCIAL NEGRO: SUA ORIGEM E RECONFIGURAÇÃO NA HISTÓRIA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.25110/akropolis.v30i1.8829Resumo
O presente artigo tem como objetivo caracterizar o Movimento Social Negro, tendo como foco principal a sua história e sua forma de atuação no Brasil. Para tal, com base em um estudo bibliográfico, em uma perspectiva descritiva-analítica, aponta-se alguns personagens e eventos, bem como suas principais demandas, lutas, objetivos e conquistas, na medida em que busca pensar sua perspectiva de transformação social. No geral, aponta-se a luta do Movimento perante as diferenças sociais e o racismo presentes no decorrer da história, bem como busca pensar sobre o papel da educação nos limites e possibilidades sociais. Por fim, destaca-se a importância do Movimento como forma de tomar consciência da complexidade e contradições da sociedade contemporânea.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.