UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM AFRICANIDADES PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-013Palavras-chave:
Educação Étnico-Racial, Africanidades, Formação Docente, Anos Iniciais do Ensino FundamentalResumo
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado em Ensino de Humanidades que investigou quais as necessidades formativas dos docentes, que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, para a promoção da Educação das Relações Étnico-raciais, no campo das Africanidades brasileiras e História da África. Os referenciais teóricos selecionados como arcabouço desta pesquisa são: Anderson Ribeiro Oliva; Demerval Saviani; Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes; Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. A metodologia adotada foi realizada por meio da pesquisa colaborativa e de rodas de conversa, consistindo, no primeiro momento, no levantamento de informações (demandas formativas) para, no segundo momento, desenvolver uma formação continuada com os sujeitos participantes. Com base na pesquisa, em dados e nas reflexões sobre a formação, foi possível produzir um material educacional sobre Africanidades, em formato de e-book, de modo a sintetizar a formação continuada e possibilitar a sua aplicação na formação de professores.
Referências
BRASIL. Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial [da] União, Brasília, 09 jan. 2003.
CAPRINI, Aldieris Braz Amorim; SOUSA, Ana Lourdes Lucena de. Diretrizes para o ensino de história e a prática voltada à diversidade: um olhar multicultural. Revista história e diversidade. Mato Grosso, v. 4, n.1, 2014. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/163. Acesso em: 20 jul. 2017.
CAPRINI, Aldieris Braz Amorim. Formação continuada para as relações étnico-raciais: diálogo entre o Instituto Federal do Espírito Santo e os docentes da educação básica da rede públicas. Relatório de pesquisa de Pós-Doutorado em Educação. (Programa de Pós-Graduação em Educação da USP). São Paulo, 2017.
GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações-raciais no Brasil: uma breve discussão. In: BRASIL. Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei federal nº 10.639/03. Brasília: MEC/SECADI, 2005. p. 39-62.
GOMES, Nilma Lino; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Experiências étnico-culturais para a formação de professores. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
GUIMARÃES, Selva. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus, 2012.
MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão; MARTINS, Lígia Márcia.; LAVOURA, Tiago Nicola. Rumo à outra didática histórico-crítica: superando imediatismos, logicismos formais e outros reducionismos do método dialético. Revista Histedbr on-line, v. 19, p. e019003, 19 mar. 2019.
MOREIRA, Antônio Flavio Barbosa. Multiculturalismo, currículo e formação de professores. In. MOREIRA, A.F.B. Currículo: Políticas e Práticas. 13. ed. São Paulo: Papirus, 2011.
MOREIRA, Antônio Flavio Barbosa; CANEN, Ana. (org) Ênfases e omissões no cur-rículo. Campinas: Papirus, 2001.
MULLER, Maria Lúcia Rodrigues et al. Educação e diferenças: os desafios da Lei 10.639/03. Cuiabá: EdUFMT, 2009.
MUNANGA, Kabengele. O conceito de Africanidade nos contextos Africano e brasilei-ro. In: OLIVEIRA, Jurema. (org). Africanidades e Brasilidades: culturas e territoriali-dades. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2015. p. 09-25.
OLIVA, Anderson Ribeiro. A história africana nos cursos de formação de professores. Panorama, perspectivas e experiências. Estudos afro-asiáticos, São Paulo, v. 28, n. 3, p. 187-220, jan. 2006.
OLIVEIRA, M. V. de; SILVA, C. F. da; OLSEN, J. F.; FURLAN, T. V.; BUOSI, R. B.; AMARAL, A. G. do. O processo de formação dos professores e a aplicabilidade das teorias e práticas em sala de aula no ensino fundamental – primeiro seguimento no muni-cípio de Umuarama - PR. EDUCERE - Revista da Educação, Umuarama, v. 14, n. 1, p. 7-25, jan./jun. 2014.
PANTOJA, Selma; ROCHA, Maria José. Rompendo silêncios: história da África nos currículos escolares. Brasília: DP Comunicações Ltda, 2004.
SAVIANI, Demerval. A função docente e a produção do conhecimento. Educação e filosofia, v. 11, n. 22, p. 127-140, 1997.
SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 32. ed. Campinas: Autores Associados, 1999. p. 76-85.
SAVIANI, Demerval. O conceito dialético de mediação na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 26-43, jun. 2015.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11 ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2011.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Africanidades Brasileiras: Esclarecendo significados e definindo procedimentos pedagógicos. Revista do professor, Porto Alegre, v. 19, n. 73, p. 26-30, jan. 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.