A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA SEXUALIDADE: PORQUE ELA AINDA É UM TABU?

Autores

  • Andréia de Souza
  • Giseli Monteiro Gagliotto

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-002

Palavras-chave:

Sexualidade, História, Tabu

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico, realizada através de um levantamento de bibliografias já apresentadas em livros, artigos e teses, tendo como objetivo central tratar da história da sexualidade, em como ela vem se constituindo até os dias atuais e porque ela ainda é vista por muitas pessoas da sociedade ocidental como um tabu. Assim, cientes da importância que tem a sexualidade no processo de desenvolvimento do ser humano, este artigo justifica-se pela relevância em mostrar para a sociedade que muitos tabus que ainda permanecem quando o assunto é sexualidade vem com a história que traz consigo crenças e valores enraizados que precisam ser desmistificados para que a sexualidade possa ganhar mais espaço na sociedade, minimizando resistências e pré-conceitos.

Referências

CABRAL, R.; ROMEIRO, A. Sobre a sexualidade controlada: poder e repressão sexual em Michel Foucault. Educação, Batatais, v. 1, n. 1, p. 87-106, 2011.

DA SILVA, Maria Leticia Miranda Barbosa. O materialismo histórico e sua influência na teoria histórico-cultural. Tramas para Reencantar o Mundo, n. 1, 2015.

ELIADE, Mircea. Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1972. Estatuto da criança e do adolescente. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017.

FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Educação sexual: em busca de mudança. Londrina: UEL, 2009.

FOUCALT, Michel. História da sexualidade 1: A vontade de saber (1926-1984). Rio de Janeiro/São Paulo, Paz e Terra 2020.

FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro. Forense Universitária, 2004.

GAGLIOTTO, Giseli Monteiro. A educação sexual na escola e a pedagogia da infância: Matrizes Institucionais, Disposições culturais, Potencialidades e Perspectivas Emancipatórias. Campinas/SP. 2009.

GAGLIOTTO, Giseli Monteiro. A educação sexual na escola e a pedagogia da infância: Matrizes Institucionais, Disposições culturais, Potencialidades e Perspectivas Emancipatórias. Jundia. Paco editorial: 2014.

GAGLIOTTO, Giseli Monteiro. Sexualidade, educação sexual, pedagogia e formação de professores: aspectos filosóficos, culturais, históricos e institucionais. 1.ed – Curitiba: Brasil Publishing, 2020.

MAROUN, Kalyla; VIEIRA, Valdo. Corpo: uma mercadoria na pós-modernidade. Psicologia em Revista, v. 14, n. 2, p. 171-186, 2008.

MENIN, Franciéle Trichez et al. Sexualidade, adolescência e educação sexual a partir dos quereres e poderes da internet. 2017.

NUNES, César Aparecido. Desvendando a Sexualidade. SP: Papirus, 1987.

SANTOS, A. C. da S.; SÉCULO, A. B.; FREITAS, I. O.; SILVA, D. F. da. SIMÕES, V. A. P. Sexualidade: “Pais que não educam, escolas que não orientam e filhos e alunos com libertinagem”. EDUCERE - Revista da Educação, Umuarama, v. 13, n. 2, p. 213-222, jul./dez. 2013.

SILVA, Edna Aparecida da. Filosofia. Educação e Educação Sexual: matrizes filosóficas e determinações pedagógicas do pensamento de Freud, Reich e Foucault para a abordagem educacional da Sexualidade Humana. 2001. 300 p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.

Downloads

Publicado

18-07-2023

Como Citar

DE SOUZA, Andréia; GAGLIOTTO, Giseli Monteiro. A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA SEXUALIDADE: PORQUE ELA AINDA É UM TABU?. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 547–559, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i2.2023-002. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/10164. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos