RELEVÂNCIA E CONTRIBUIÇÃO DAS FONTES ORAIS PARA A HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO: UMA PEQUENA DISCUSSÃO EPISTEMOLÓGICA SOBRE A HISTÓRIA ORAL

Autores

  • Júlio Resende Costa
  • Sônia Maria dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-003

Palavras-chave:

Historiografia da Educação, História Oral, Memória, Linguagem

Resumo

Por meio de uma pequena discussão epistemológica sobre a História Oral, o texto discutiu e analisou a relevância das fontes orais na pesquisa histórica e sua contribuição para a historiografia da educação. O estudo caracteriza-se como pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e recorreu ao uso de fontes bibliográficas como percurso metodológico. Sufocada pelos postulados positivistas, a História Oral ressurgiu como estratégia de pesquisa em história a partir da década de 1950, ganhando vigor acadêmico nas décadas seguintes. A história é um fenômeno vivo, dinâmico. Os fatos históricos não estão encerrados em si mesmos. Dessa premissa decorre a necessidade de repensar o passado. À medida que o passado é revisitado, ele revela descobertas inéditas para a história da educação. As fontes orais diferem-se das fontes tradicionais porque não são encontradas ao acaso e nem em estado bruto: são produzidas coletivamente, por meio da relação dialética entre entrevistador e entrevistado, em um movimento subsidiado pela memória e mediado pela linguagem. A memória é o elemento dinamizador do relato que dá origem ao documento oral, inédito e revelador. A relevância acadêmica, histórica e social do documento oral está intimamente ligada à suficiência investigativa do pesquisador, sua competência para recompor eventos passados e acuidade para analisar e interpretar o relato oral. A História Oral não nega as fontes documentais clássicas. Ao responder interrogações que as fontes tradicionais não conseguem elucidar, ao preencher as lacunas apresentadas nos documentos impressos e/ou escritos, a História Oral dialoga com outros tipos de fontes, suscita novas indagações e abre outras perspectivas de abordagem e interpretação do fenômeno histórico. Percorrendo esse caminho, as fontes orais permitem elucidar uma história ainda não conhecida ou parcialmente explicada pelas fontes clássicas.

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Publicado

20-07-2023

Como Citar

Costa, J. R., & dos Santos, S. M. (2023). RELEVÂNCIA E CONTRIBUIÇÃO DAS FONTES ORAIS PARA A HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO: UMA PEQUENA DISCUSSÃO EPISTEMOLÓGICA SOBRE A HISTÓRIA ORAL. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 23(2), 560–581. https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-003

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Artigos