RELEVÂNCIA E CONTRIBUIÇÃO DAS FONTES ORAIS PARA A HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO: UMA PEQUENA DISCUSSÃO EPISTEMOLÓGICA SOBRE A HISTÓRIA ORAL

Autores

  • Júlio Resende Costa
  • Sônia Maria dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-003

Palavras-chave:

Historiografia da Educação, História Oral, Memória, Linguagem

Resumo

Por meio de uma pequena discussão epistemológica sobre a História Oral, o texto discutiu e analisou a relevância das fontes orais na pesquisa histórica e sua contribuição para a historiografia da educação. O estudo caracteriza-se como pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e recorreu ao uso de fontes bibliográficas como percurso metodológico. Sufocada pelos postulados positivistas, a História Oral ressurgiu como estratégia de pesquisa em história a partir da década de 1950, ganhando vigor acadêmico nas décadas seguintes. A história é um fenômeno vivo, dinâmico. Os fatos históricos não estão encerrados em si mesmos. Dessa premissa decorre a necessidade de repensar o passado. À medida que o passado é revisitado, ele revela descobertas inéditas para a história da educação. As fontes orais diferem-se das fontes tradicionais porque não são encontradas ao acaso e nem em estado bruto: são produzidas coletivamente, por meio da relação dialética entre entrevistador e entrevistado, em um movimento subsidiado pela memória e mediado pela linguagem. A memória é o elemento dinamizador do relato que dá origem ao documento oral, inédito e revelador. A relevância acadêmica, histórica e social do documento oral está intimamente ligada à suficiência investigativa do pesquisador, sua competência para recompor eventos passados e acuidade para analisar e interpretar o relato oral. A História Oral não nega as fontes documentais clássicas. Ao responder interrogações que as fontes tradicionais não conseguem elucidar, ao preencher as lacunas apresentadas nos documentos impressos e/ou escritos, a História Oral dialoga com outros tipos de fontes, suscita novas indagações e abre outras perspectivas de abordagem e interpretação do fenômeno histórico. Percorrendo esse caminho, as fontes orais permitem elucidar uma história ainda não conhecida ou parcialmente explicada pelas fontes clássicas.

Referências

ALVES, Maria Cristina Santos de Oliveira. A importância da história oral como metodologia de pesquisa. In: SEMANA DE HISTÓRIA DO PONTAL, 3., e ENCONTRO DE ENSINO DE HISTÓRIA, 4., 2016, Ituiutaba, MG. Anais [...]. Ituiutaba: UFU – Campus Pontal, 2016. p. 1-9. Disponível em: http://www.eventos.ufu.br/sites/eventos.ufu.br/files/documentos/mariacristinasantosdeoliveiraalves.pdf. Acesso em: 11 jan. 2022.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Tradução de Mauro William Barbosa de Almeida. São Paulo: Perspectiva, 1992. 352 p.

BÉDARIDA, François. Tempo presente e presença da história. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (Orgs.). Usos e abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. p. 219-229. 277 p.

BOM MEIHY, José Carlos Sebe; SEAWRIGHT, Leandro. Memórias e narrativas: história oral aplicada. São Paulo: Contexto, 2020. 192 p.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembrança de velhos. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. 488 p.

CALVINO, Ítalo. A palavra escrita e a não-escrita. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (Orgs.). Usos e abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. p. 139-147. 277 p.

CAMARGO, Aspásia. História oral e política. In: FERREIRA, Marieta de Moraes (Org.). História oral e multidisciplinaridade. Rio de Janeiro: Diadorim, 1994. p. 75-99. 157 p.

CERTEAU, Michel. A escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982. 345 p.

CHARTIER, Roger. A visão do historiador modernista. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (Orgs.). Usos e abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. p. 215-218. 277 p.

CRUIKSHANK, Julie. Tradição oral e história oral: revendo algumas questões. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (Orgs.). Usos e abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. p. 149-164. 277 p.

DUBY, Georges. A história: um divertimento, um meio de evasão, um meio de formação. In: LE GOFF, Jacques; LADURIE, Emmanuel Le Roy; DUBY, Georges; CERTEAU, Michel de; VEYNE, Paul; ARIÈS, Philippe; NORA, Pierre. A nova história. Lisboa: Edições 70, 1991. p. 41-43. 89 p. (Coleção Lugar da História).

FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (Orgs.). Apresentação. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (Orgs.). Usos e abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. p. vii-xxv. 277 p.

FRANÇOIS, Etienne. A fecundidade da história oral. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (Orgs.). Usos e abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. p. 3-13. 277 p.

JANOTTI, Maria de Lourdes Monaco. O livro Fontes Históricas como fonte. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.); BACELLAR, Carlos; GRESPAN, Jorge; NAPOLITANO, Marcos; JANOTTI, Maria de Lourdes Monaco; FUNARI, Pedro Paulo; LUCA, Tania Regina de; BORGES, Vavy Pacheco; ALBERTI, Verena; BACELLAR, Carlos. Fontes históricas. 2. ed. 1. reimp. São Paulo: Contexto, 2008. p. 9-22. 302 p.

MATOS, Júlia Silveira; SENNA, Adriana Kivanski de. História Oral como fonte: problemas e métodos. Historiae: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, v. 2, n. 1, p. 95-108, 2011. Disponível em: https://periodicos.furg.br/hist/article/view/2395/1286. Acesso em: 08 mar. 2023.

p. 33-41. 277 p.

PASSERINI, Luisa. A memória entre política e emoção. São Paulo: Letra e Voz, 2011. 236 p.

PASSERINI, Luiza. A “lacuna” do presente. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (Orgs.). Usos e abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. p. 211-214. 277 p.

PORTELLI, Alessandro. Ensaios de história oral. São Paulo: Letra e Voz, 2010. 258 p.

PORTELLI, Alessandro. História oral como arte da escuta. Tradução de Ricardo Santhiago. São Paulo: Letra e Voz, 2016. 196 p.

RÉMOND, René. Algumas questões de alcance geral à guisa de introdução. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (Orgs.). Usos e abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. p. 203-209. 277 p.

SAMPAIO, Débora Adriano; DANTAS, Esdras Renan Farias. Memória e representações: entre lembrança e esquecimento. Revista Fontes Documentais, Aracaju, v. 03, n. 03, p. 62-75, set./dez., 2020. Disponível em: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/fontesdocumentais/article/view/581/613. Acesso em: 17 fev. 2023.

SANTOS, Sônia Maria dos; ARAÚJO, Osmar Ribeiro de. História Oral: vozes, narrativas e textos. Cadernos de História da Educação (UFU), Uberlândia, n. 6, p. 191-201, jan./dez., 2007. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/282/289. Acesso em: 02 mar. 2023.

SELAU, Maurício da Silva. História Oral: uma metodologia para o trabalho com fontes orais. Esboços: histórias em contextos globais. Revista do Programa de Pós-graduação em História da UFSC, Florianópolis, v. 11, n. 11, p. 217-228, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/esbocos/arti cle/view/486. Acesso em 05 fev. 2023.

SILVA, Alda Simões. Tessituras da identidade docente para a educação do campo: relato de experiência a partir de uma oficina pedagógica. Educere - Revista da Educação (UNIPAR), Umuarama, PR, v. 21, n. 1, p. 195-209, jan./jun. 2022. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/7778/4157. Acesso em: 19 jun. 2023.

SOUZA, Carla Monteiro de. A incorporação de relatos orais como fontes na pesquisa histórica. Textos e Debates: Revista do Centro de Ciências Humanas da UFRR, Boa Vista, n. 4, p. 59-66, 1997. Disponível em: https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/986/794. Acesso em: 21 jan. 2023.

THOMPSON, Paul. A voz do passado. Trad. Lólio Lorenço de Oliveira. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1992. 385 p.

VOLDMAN, Danièle. Definições e usos. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (Orgs.). Usos e abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

WOLFROMM, Jean-Didier. Quarenta anos de vida quotidiana. In: LE GOFF, Jacques; LADURIE, Emmanuel Le Roy; DUBY, Georges; CERTEAU, Michel de; VEYNE, Paul; ARIÈS, Philippe; NORA, Pierre. A nova história. Lisboa: Edições 70, 1991. p. 65-68. 89 p. (Coleção Lugar da História).

Downloads

Publicado

20-07-2023

Como Citar

COSTA, Júlio Resende; DOS SANTOS, Sônia Maria. RELEVÂNCIA E CONTRIBUIÇÃO DAS FONTES ORAIS PARA A HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO: UMA PEQUENA DISCUSSÃO EPISTEMOLÓGICA SOBRE A HISTÓRIA ORAL. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 560–581, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i2.2023-003. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/10246. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos